Reunião Especial em homenagem ao empresário Humberto Eustáquio César Mota, presidente da Dufry do Brasil
Humberto Eustáquio Mota é advogado e administrador de empresas

Presidente da Dufry do Brasil é homenageado na ALMG

Reunião Especial de Plenário foi realizada na noite desta quinta-feira (27).

27/11/2014 - 21:10 - Atualizado em 28/11/2014 - 12:47

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, por meio de Reunião Especial de Plenário, uma homenagem ao presidente da Dufry do Brasil e do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Humberto Eustáquio César Mota. A solenidade, requerida pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB), aconteceu na noite desta quinta-feira (27/11/14).

De acordo com o parlamentar, o homenageado exerce funções públicas e privadas que fomentam o desenvolvimento econômico do País, gerando emprego e renda. Ele citou ainda os importantes cargos ocupados por Humberto Mota em sua vida profissional e destacou sua preocupação com a questão ambiental. “Esse ilustre homem é símbolo de dinamismo e empreendedorismo, por isso recebe essa merecida homenagem do Parlamento mineiro”, afirmou.

Em seu discurso de agradecimento, Humberto Mota disse que ser homenageado pelos representantes do seu Estado é a mais significativa condecoração recebida ao longo da vida. Segundo ele, Minas Gerais é a base de tudo o que conquistou, onde se formou profissionalmente e constituiu família. “O momento é de incluir o desenvolvimento econômico na agenda de discussões no Estado. Somente assim iremos recuperar a confiança dos investidores que podem trazer crescimento e prosperidade ao País”, salientou. Ao descrever a história de sucesso da Dufry, rede varejista presente nos grandes aeroportos, destacou que a empresa conta com 80 lojas no Brasil, entre elas a mais moderna do segmento em todo o mundo, localizada em São Paulo.

O deputado Gustavo Corrêa (DEM), que representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), lembrou mineiros de sucesso no cenário nacional ao citar Humberto Mota. Segundo ele, sua trajetória mescla inteligência, dedicação, interesse e responsabilidade com o País. Em seu discurso, ele destacou ainda os diversos prêmios, medalhas e condecorações presentes em seu currículo. “Na Dufry, ele se pauta pela valorização dos produtos nacionais, e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, tem se batido por reformas estruturais e por um pacto republicado pela reforma política”, disse.

Trajetória – Humberto Eustáquio César Mota é advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e administrador de empresas formado pela Universidade de Negócios e Administração do Estado de Minas Gerais. Durante sua vida universitária, foi jornalista profissional, tendo trabalhado nos principais veículos de comunicação do País. Foi diretor da sucursal da revista Visão em Belo Horizonte; criou, produziu e dirigiu o primeiro programa de informação econômica da televisão mineira.

Tem exercido, ao longo de sua vida profissional, funções em empresas privadas e públicas, ocupando também importantes cargos nas áreas governamentais, entidades classistas e comunitárias. Desde 2005, está na Brasif DutyFree Shop, tendo sido presidente e chairman da Dufry South América. Atualmente, ocupa o cargo de presidente e chairman da Dufry do Brasil, presidindo também o seu Advisory Board e o Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro.