Dia da Consciência Negra será celebrado em Reunião Especial

Homenagem vai destacar trabalho de 20 personalidades e entidades que defendem os direitos da comunidade afrodescendente.

21/11/2014 - 11:32

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma Reunião Especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A comemoração, que atende a requerimento dos deputados André Quintão e Paulo Lamac, e da deputada Maria Tereza Lara (todos do PT), será na sexta-feira (28/11/14) às 20 horas, e vai homenagear vinte personalidades e entidades que atuam em defesa da dignidade e do respeito aos direitos da comunidade afrodescendente. Durante a solenidade, haverá apresentações do Grupo Tambolelê e de Dóris do Samba acompanhada de Carlito Brasil.

A escolha do 20 de novembro para marcar o Dia da Consciência Negra se deve à morte do líder negro Zumbi dos Palmares nesse dia no ano de 1695. Zumbi foi a liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, e foi o maior símbolo de resistência e força contra a escravidão. Por essa razão, o Movimento Negro escolheu a data para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que, em nenhum momento do período escravagista, deixaram de lutar pela abolição.

O objetivo da data é levantar reflexões a respeito da importância da cultura e do povo africano e de seus descendentes, assim como sobre impacto que eles tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião, música e gastronomia, entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana, costumam ser destacadas nesse período.

Em âmbito nacional, a data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011, sem haver obrigatoriedade de feriado. Entretanto, existem leis municipais e estaduais, como nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, instituindo o feriado no dia 20 de novembro. Em Minas Gerais, onze municípios decretam feriado na data, são eles Além Paraíba (Sudeste de Minas), Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Guarani (Sudeste de Minas), Ibiá (Alto Paranaíba), Jacutinga (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Santos Dumont (Sudeste de Minas), Sapucaí-Mirim (Sul de Minas) e Uberaba (Triângulo Mineiro).

Conheça os homenageados:

Entidades - Secretaria de Políticas de Promoção da igualdade Racial da Presidência da República (Seppir); Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais (Cepir-MG); Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte (CPIR); Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-MG); Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N´Golo; Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes); Movimento Nacional pelo Povo Bantu (Monabantu); Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab); Coletivo de Entidades Negras do Estado de Minas Gerais; Associação Culturas Afro-Brasileira Betim Cor-Brasil; Centro Cultural Tambolelê.

Personalidades - Dra Nívea Mônica da Silva (promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional aos Direitos Humanos do Ministério Público de Minas Gerais); Cleide Hilda de Lima Souza ( Presidente da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra); Diva Moreira (cientista política e pesquisadora sobre a temática do racismo no Brasil); Betina Borges (empresária); Dora Lúcia Alves (presidente do projeto Meninas de Dora e da Casa África); Maria Ilma Ricardo (presidente do Sindicato dos Domésticos da Região Metropolitana de BH); Dóris do Samba (Cantora, pesquisadora e educadora).

Homenagem Póstuma: Graça Sabóia (ex-coordenador da CPIR-BH e do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial/Sudeste).