Sala de Imprensa analisa o preço dos combustíveis em Minas

Programa inédito da TV Assembleia fala também sobre a cadeia de produção do etanol.

20/11/2014 - 15:04

Um projeto em tramitação na Assembleia prevê a redução da alíquota do ICMS do etanol de 19% para 14%, o que pode trazer mais competitividade ao setor sucroalcooleiro do estado. Para compensar a perda de arrecadação, o ICMS sobre a gasolina subiria de 27% para 29%. O projeto, de autoria do governador, já passou pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e está pronto para ser analisado pelo Plenário.

Assista aos últimos vídeos do Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Para o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, a redução é muito bem-vinda para a cadeia produtiva do setor que, segundo ele, passa por uma das maiores crises de todos os tempos. O presidente da Siamig é o entrevistado do programa Sala de Imprensa, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (20), às 23 horas.

No programa, foram discutidos e analisados os fatores que compõem o preço final dos combustíveis. A política econômica do Governo federal com relação aos derivados do petróleo e as mudanças políticas necessárias para que a cadeia produtiva do etanol possa voltar a se desenvolver mais ativamente no país também estiveram em pauta. Além da redução do ICMS, o presidente da Siamig também defende o aumento da porcentagem de etanol anidro presente na composição da gasolina C, que hoje é de 25%, para 27,5%.

Mário Campos também citou o fato de que o estado de Minas Gerais é o terceiro maior produtor de etanol do país e ocupa apenas a quinta posição no consumo do produto. Segundo ele, mais da metade da produção mineira termina indo para outros estados. “O álcool produzido aqui abastece os carros de São Paulo e, para competir com as usinas paulistas, ele chega lá com um deságio de 3 a 4 %”, exemplifica.

Participaram desta edição do Sala de Imprensa os jornalistas Carlos Plácido Teixeira, editor do site "Radar do Futuro" e Janine Horta, repórter de economia do jornal “O Tempo”. A apresentação e edição do programa são de Fernando Gomes.

Reprises - O Sala de Imprensa será reprisado nesta sexta-feira (21), ao meio-dia; no sábado (22), à meia-noite e às 21 horas; e no domingo (23), às 18 horas.