ALMG reúne especialistas para debater o futuro do futebol

Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro vai analisar estratégias e ações para modernizar estruturas do esporte no País.

17/11/2014 - 15:38

Enquanto os torcedores mineiros aguardam a final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Atlético, autoridades e especialistas se reúnem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir os rumos do futebol brasileiro. Nesta segunda-feira (24/11/14), o Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro – Desafios de uma Renovação, vai abordar os desafios para a transformação do esporte que é uma paixão nacional. Em pauta, questões como formação dos atletas, financiamento e modernização dos times.

O ciclo de debates tem por objetivo discutir estratégias e ações para a modernização e o desenvolvimento das estruturas do futebol no País. O evento pretende tratar dos desafios e possíveis soluções para um futuro melhor do futebol brasileiro e para aqueles que a ele se dedicam; discutir sua renovação do ponto de vista estrutural, conceitual, filosófico e de gestão; refletir acerca de uma articulação das políticas educacionais e de saúde com os processos de formação dos atletas; e discutir as estruturas de financiamento do futebol no País, considerando o papel das entidades privadas e do poder público como definidor de políticas de incentivo a esse esporte.

O evento vai contar com palestrantes especialistas no tema e com representantes do poder público e da sociedade civil. Além disso, está prevista uma fase de debates, momento em que os participantes poderão fazer suas considerações e tirar dúvidas a respeito do assunto.

O chefe do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Brunel Londres, Mark Williams, faz a palestra magna de abertura do evento, às 9 horas. PhD em ciências do movimento e psicologia experimental pela Universidade de Liverpool, Williams também foi chefe do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade de Sydney e pesquisador financiado pela Fifa, pela Uefa e pela Associação Inglesa de Futebol.

Ainda pela manhã, será realizado o painel "Recursos humanos: Formação e aprimoramento", que terá como participantes o diretor-executivo do Centro de Excelência em Performance de Futebol, Francisco Adolfo Ferreira; o coordenador de Atendimento à Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Ricardo Leão de Andrade; o assistente de Atendimento à Arbitragem na Copa 2014, José Eugênio; e o assessor do América Futebol Clube, Carlos Cruz.

À tarde, a partir das 14 horas, o diretor e fundador da Universidade do Futebol, João Paulo Medina, fará a palestra “Futebol brasileiro: Visão sistêmica”. Em seguida, serão realizados dois paineis: “Gestão e governança” e “Políticas públicas e legislação”. Do primeiro, participam: o diretor-executivo da Federação Mineira de Futebol, Paulo Bracks; o  sócio-diretor da Pluri Consultoria, Fernando Ferreira; o presidente da Associação Brasileira de Executivos de Futebol, Ocimar Bolicenho; o membro do Bom Senso Futebol Clube, Ruy Bueno, o “Ruy Cabeção”; o jogador Tinga, do Cruzeiro; e o jornalista Mário Marra.

O segundo painel terá a participação do vice-presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Minas Gerais, Vicente de Paula Pereira; do diretor-executivo do Bom Senso Futebol Clube, Ricardo Borges Martins; do procurador do Trabalho Genderson Lisboa Silveira; e do professor da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, Heraldo Panhoca.

Os interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição durante o evento. As inscrições pela internet terminaram na sexta-feira (21).

Consulte a programação completa do ciclo de debates.