ALMG disponibiliza aplicativo para o sistema Android

Nova versão para celulares e tablets já pode ser baixada gratuitamente na loja virtual Google Play.

20/11/2014 - 16:06

A versão do aplicativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para dispositivos móveis com sistema Android já está disponível e pode ser baixada, gratuitamente, na loja virtual Google Play. Basta pesquisar o termo “ALMG”. A nova ferramenta permite ao cidadão consultar várias informações sobre o Legislativo e acompanhar os trabalhos na Casa por meio de celulares e tablets. Essa nova versão soma-se à primeira, lançada em 2013, para iPhone e iPad, da Apple.

Assim como na versão anterior, na nova versão é possível acessar, por exemplo, dados sobre projetos em tramitação, legislação mineira, as Constituições do Estado e Federal e o Regimento Interno da ALMG. Informações sobre os deputados, como a participação em comissões, as proposições apresentadas e os pronunciamentos feitos, também podem ser pesquisadas. E os cidadãos podem, ainda, consultar a agenda institucional, notícias, podcasts da Rádio Assembleia e assistir, ao vivo, à programação da TV Assembleia.

O aplicativo também permite a pesquisa dos parlamentares por nome ou por região e conta com um espaço para contato direto com cada deputado e com a ALMG. Os conteúdos são os mesmos oferecidos, há cerca de um ano, para dispositivos da Apple (iPhone e iPad).

Transparência - O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), lembra que a Casa foi pioneira nos processos de informatização e abertura para a sociedade e vem mantendo essa posição ao buscar mecanismos de contato com a população. "Esta é mais uma ação inovadora da Casa na trajetória de se consolidar como um organismo transparente, aberto e permeável às manifestações da sociedade”, salienta.

Para o diretor de Planejamento e Coordenação da ALMG, Alaôr Messias Marques Júnior, a medida faz parte do esforço institucional de facilitar o acesso a informações sobre o Poder Legislativo. “É mais uma etapa do compromisso da ALMG de estar sempre atenta ao que o cidadão usa em termos de tecnologia”, diz.

Com a versão do aplicativo para Android, a ALMG passa a atingir quase a totalidade das plataformas de celulares. Esse sistema operacional está presente em mais de 90% dos smartphones comercializados no Brasil, como lembra o gerente-geral de Tecnologia da Informação da ALMG, Marcelo Migueletto.