Carlos Pimenta avaliou negativamente o programa Mais Médicos, do Governo Federal
Pompílio Canavez lamentou a falta de água em algumas regiões do Brasil
Sargento Rodrigues criticou a campanha presidencial de Dilma Rousseff
Rogério Correia disse que os cidadãos de classes menos favorecidas apoiaram o atual governo em reconhecimento à melhoria da qualidade de vida
Cabo Júlio é favorável à aprovação de projeto que cria e transforma cargos no TJM

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 29/10/14

Temas como a escassez de água e as campanhas para a presidência da República pautaram o pronunciamento dos deputados.

29/10/2014 - 19:11

Saúde
O deputado Carlos Pimenta (PDT) destacou que, nesta legislatura, irá concentrar seus trabalhos na melhoria da saúde pública, da educação e da qualidade de vida no Norte de Minas. O parlamentar apontou a melhoria da saúde como o maior desafio dos próximos quatro anos e mostrou-se contente com a união da classe médica durante as eleições. Segundo ele, a categoria lutou com afinco por mais respeito aos profissionais da área e aos pacientes da rede pública. Ainda focando a saúde, o deputado criticou o programa Mais Médicos, do Governo Federal, nas suas palavras, um exemplo de projeto que fracassou e que não atende as necessidades do País. Em outro momento, ele lamentou a situação da região Norte do Estado, que, no seu entender, sofre principalmente com a seca. Ainda sobre a região, Pimenta afirmou que se deparou com muitos casos de compras de votos durante o processo eleitoral, chamando a atenção do Tribunal Superior Eleitoral para o problema.

 

Eleições
O deputado Pompílio Canavez (PT) agradeceu aos eleitores do Sul de Minas pelos votos que recebeu, mesmo não tendo sido reeleito. Para ele, a vitória dos petistas Dilma Rousseff e Fernando Pimentel mostra como a política do Governo Federal, que em sua opinião prioriza a inclusão social e o investimento em saúde e educação, está sendo reconhecida pela população. Em seu pronunciamento, o parlamentar também lamentou a falta de água em algumas regiões do País. “Temos que ter consciência de que é necessário mudar o comportamento em relação ao meio ambiente”, afirmou. Nesse sentido, ele destacou a importância de se criar uma política de meio ambiente séria para Minas e ressaltou o trabalho da Comissão Extraordinária das Águas, que visitou as bacias mais importantes do Estado, cobrando que ela se tone uma comissão permanente. Pompílio Canavez ainda criticou o atual governo de Minas, que, segundo ele, não investiu com seriedade no tratamento do esgoto.

 

Eleições II
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) demonstrou sua insatisfação em relação à forma como foi conduzida a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Segundo ele, foram feitos inúmeros ataques espúrios ao candidato Aécio Neves (PSDB-MG), inclusive com a disseminação de informações falsas. O parlamentar também destacou que foi adotado um discurso de ódio pelo partido da atual presidente, incitando uma disputa de classes socias. Sargento Rodrigues lembrou, ainda, alguns pontos que, para ele, marcaram a má administração do governo de Dilma Rousseff. Ele destacou casos de corrupção, como o "mensalão", e o enfraquecimento da economia nacional, evidenciado pela inflação e pelo baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Ele ainda fez uma alerta de que a população não vai admitir mais desmandos e que, se necessário, voltará às ruas lutando por mudanças. "A nação inteira estará de olhos abertos. Todos os dias!", enfatizou o deputado.

 

Eleições III
O deputado Rogério Correia (PT) fez seu discurso em resposta às declarações do deputado Sargento Rodrigues. Segundo ele, o parlamentar deve aceitar o resultado das eleições, tendo em vista que foi um pleito legítimo, que ratificou a aprovação da população ao governo da presidente Dilma. Ele ressaltou que os cidadãos de classes menos favorecidas apoiaram o atual governo em reconhecimento à melhoria da qualidade de vida que a administração federal proporcionou para esse estrato da população. O deputado também apontou uma indignação seletiva em Sargento Rodrigues, uma vez que ele não avaliaria com o mesmo rigor as denúncias de corrupção contra o grupo político do senador Aécio Neves. Ainda contrapondo o discurso do colega, Rogério Correia destacou alguns projetos e ações do governo petista que, em sua opinião, alcançaram êxito. Ele citou como exemplo o Pronatec, o Prouni e o Bolsa-Família.

 

Justiça Militar
O deputado Cabo Júlio (PMDB) defendeu a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.507/12, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que dispõe sobre a criação e a transformação de cargos no Tribunal de Justiça Militar (TJM) e nas Secretarias de Juízo Militar. O parlamentar afirmou que, uma vez aprovada, a proposição vai possibilitar que os candidatos já aprovados em concurso público do órgão possam ser convocados. Cabo Júlio abordou também o prêmio de produtividade devido aos servidores do Estado. Ele cobrou um posicionamento dos líderes do governo na Casa e do próprio governador sobre quando e como ocorrerá o pagamento aos servidores. Em aparte, o deputado Rogério Correia (PT) criticou o atual Governo do Estado, ao lamentar a situação de professores que correm o risco de serem demitidos, devido à declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, que efetivou milhares de servidores públicos sem concurso.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.