Cabo Júlio falou de melhorias para profissionais da segurança pública estadual
Gustavo Corrêa disse que será bastante vigilante quanto às ações dos futuros governantes
Rogério Correia acredita que haverá um aprofundamento de projetos e ações federais
André Quintão espera que o próximo governo estadual democratize o orçamento público
Paulo Guedes agradeceu aos mineiros que o reelegeram como deputado mais votado da história

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 28/10/14

Parlamentares discursam sobre segurança pública e o recado das urnas.

28/10/2014 - 18:54 - Atualizado em 28/10/2014 - 19:27

Segurança
O deputado Cabo Júlio (PMDB) comentou sobre as melhorias que precisam ser implementadas para os profissionais que atuam na segurança pública estadual. Um dos pontos levantados por ele diz respeito ao Promorar Militar, programa habitacional voltado para os militares mineiros. Segundo o parlamentar, o banco responsável pelo financiamento dos imóveis, o BDMG, está com atraso de seis meses nos pagamentos do programa. Outro ponto abordado foi a falta de pagamento do prêmio de produtividade aos servidores públicos, inclusive os militares. "Será que vamos deixar para o próximo governo o pagamento desse prêmio?", disse, lembrando que esse valor refere-se ao ano de 2013. Ele também parabenizou a presidente Dilma Rousseff e Fernando Pimentel pela vitória nas eleições de outubro.

 

 

Oposição
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) destacou que, durante seu próximo mandato, assumirá um papel de oposição aos candidatos eleitos Fernando Pimentel e Dilma Rousseff. Ele afirmou que irá apoiar os projetos que forem relevantes e contribuam para o crescimento do Estado, sendo porém, bastante vigilante quanto às ações dos futuros governantes. O parlamentar também disse que espera da presidente reeleita uma postura diferente do atual mandato, dialogando mais com os políticos da oposição. Para o deputado, os resultados das urnas mostraram que os eleitores, mesmo os que votaram em Dilma Rousseff, buscam mudanças. Com relação à economia, o deputado Gustavo Corrêa afirmou que a situação do País não está boa e espera que no próximo governo, Dilma Rousseff possa contornar os problemas. Em seu discurso, o deputado reeleito também destacou a atuação de Aécio Neves na disputa pela Presidência da República. E ressaltou que Aécio, quando governador, ampliou as ligações asfálticas e melhorou a saúde em Minas.

 

Balanço
O deputado Rogério Correia (PT) destacou a importância de um balanço sobre as eleições, a fim de compreender o recado dos eleitores nas urnas. Ele afirmou que a vitória da presidente Dilma Rousseff é inquestionável e que a maioria da população brasileira escolheu manter o atual projeto de transformação e mudança que já vinha sendo desenvolvido por ela. Segundo o parlamentar, deve haver um aprofundamento dos projetos e ações do Governo Federal, e não um retrocesso. Ele considerou que é importante discutir pontos levantados por outros presidenciáveis, como a revisão do fator previdenciário, defendida por Aécio Neves e Marina Silva. Ainda em seu discurso, o deputado reprovou ações de alguns veículos de imprensa durante a campanha. Ele disse que a revista Veja e o jornal Estado de Minas agiram de forma antidemocrática. Por fim, desejou a Fernando Pimentel que realize um trabalho que o diferencie do promovido pela atual gestão do Estado.

 

Futuro
O deputado André Quintão (PT) baseou seu discurso nas questões que Fernando Pimentel deverá enfrentar como governador. Um dos destaques foi a questão orçamentária do Estado, que segundo ele, precisa ser discutida antes do fim da atual gestão. Ele espera que o próximo governo democratize o orçamento público, dialogando com a sociedade por meio de um planejamento participativo. Noutro momento, o deputado abordou o chamado "recado das urnas". Para ele, o eleitor apontou necessidades como a reforma política, diversificação da economia e melhorias na saúde, educação e segurança. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares (PSDB), assumindo-se como opositor aos Governos Estadual e Federal na próxima legislatura, disse que dará um prazo de cem dias a Pimentel a partir de sua posse. Seria o limite para o governador cumprir as promessas de reduzir a tarifa de energia elétrica e melhorar os salários dos professores da rede estadual de ensino.

 

Agradecimento
O deputado Paulo Guedes (PT) subiu à tribuna para agradecer a todos os mineiros que o reelegeram como o parlamentar mais votado da história do Estado. Fez um agradecimento especial aos eleitores do Norte de Minas e disse que pretende continuar lutando em defesa da população dessa parte do Estado. Ele acredita que agora, com o alinhamento entre os Governos Estadual e Federal, o Estado como um todo sairá ganhando. O parlamentar citou projetos que poderão ser colocados em prática, como a construção do hospital do trauma em Montes Claros e das barragens de Berizal e Congonhas. O deputado Paulo Guedes também agradeceu a atuação dos servidores da Assembleia que contribuíram com o seu trabalho, inclusive no desenvolvimento de audiências públicas no interior. Ele disse que aposta em um Governo do Estado que atue pela inclusão social, corrigindo as distorções atuais.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.