Seminário promove debate sobre a proclamação da República

A atividade é dirigida, preferencialmente, a professores da rede de ensino básico e estudantes de História.

20/10/2014 - 11:46

Estão abertas, desta segunda (20/10/14) até o dia 4 de novembro, as inscrições para o seminário virtual Proclamação da República, que será oferecido pela Escola do Legislativo (ELE) na plataforma de educação a distância da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O seminário é dirigido, preferencialmente, aos professores da rede de ensino básico do Estado e a estudantes de História. As atividades serão realizadas no período de 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014.

Os fóruns de discussão serão moderados pelo professor da ELE e especialista em Gestão da Memória pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Luiz Fernandes de Assis. Os participantes receberão indicação de links de materiais didáticos e serão estimulados a participar criticamente durante os debates.

O seminário está organizado em torno de três tópicos-temas: “Os antecedentes da proclamação – do Império à República”; “Os primeiros anos: do militarismo à República dos Conselheiros”; e “A República no imaginário dos brasileiros: os símbolos nacionais”. Os temas serão tratados de forma simultânea, em fóruns exclusivos. Os participantes deverão responder às questões propostas pelo professor e ler e assistir aos materiais complementares disponíveis na midiateca da atividade.

O objetivo do seminário é estimular a releitura crítica dos eventos históricos, além de promover a criação coletiva de um conhecimento que possa ser replicado nos espaços formais de ensino-aprendizagem. A opção pelo ambiente virtual foi feita para permitir a participação de até cem pessoas, de diferentes regiões do Estado.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na plataforma de ensino e aprendizagem da ALMG. Quem estiver acessando esse ambiente pela primeira vez deverá cadastrar-se primeiro para, depois, acessar o espaço do seminário e fazer a inscrição.

Será fornecida certificação àqueles que participarem de dois dos três fóruns de discussão.