O trajeto da competição foi de cinco quilômetros e contemplou as ruas do bairro Santo Agostinho, no entorno da Assembleia
Quase 1 tonelada de alimentos foi arrecadada com as inscrições da corrida

11ª Corrida Rústica reúne cerca de 270 atletas

A prova teve recorde de tempo entres os classificados; confira a lista completa dos resultados divulgada nesta segunda.

19/10/2014 - 12:52 - Atualizado em 20/10/2014 - 09:17

Neste domingo (19/10/14), cerca de 270 atletas participaram da 11ª Corrida Rústica da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A prova teve recorde de tempo em relação à competição do ano passado nas categorias masculino e atleta mais idoso. A largada ocorreu na Rua Araguari, no bairro Santo Agostinho, na Capital, em frente à garagem da ALMG, devido às obras de requalificação e reforma da Praça Carlos Chagas.

O melhor tempo foi de Cleber Guerhardt, da categoria masculina, com 16 minutos e 28 segundos de prova. Ele bateu seu próprio recorde na Corrida Rústica, que era de 16 minutos e 43 segundos na última edição. A vencedora da categoria feminina foi Patrícia Maria da Costa, servidora da Assembleia, que completou a prova em 23 minutos e 27 segundos. “Essa vitória tem um gosto especial por eu ter ficado em primeiro lugar e também ser servidora”, disse, após cruzar a linha de chegada.

Fortunato Francisco de Aquino, de 80 anos, foi exemplo de inspiração pela segunda vez. Ele foi o primeiro classificado na categoria atleta mais idoso, pela segunda vez consecutiva. “O segredo é ir devagar com a vida e não fazer exageros. Faço academia, mas não costumo correr por falta de tempo”, revela Fortunato, que fez o percurso em 46 minutos e três segundos, contra os 47 minutos e 51 segundos do ano passado. A vencedora dessa mesma categoria por parte das mulheres foi Maria Beatriz Martins, com 37 minutos e 31 segundos. Na última edição, a primeira posição entre as mais idosas fez 58 minutos e 51 segundos.

O atleta com deficiência física Ronan do Espírito Santo, de 39 anos, não ficou entre os primeiros, mas se destacou pela motivação. Competiu pela categoria masculina com uma prótese de corrida que ganhou há três anos. “Participo com alegria dessas competições, até porque são poucos os amputados que correm hoje em dia”, relata Ronan, que incentiva as pessoas em situação equivalente. “Antes eu achava que ter perdido a perna foi um castigo, hoje sei que é uma chance de mandar uma mensagem para as pessoas não desistirem nunca”. Essa foi a primeira vez que ele esteve na Corrida Rústica.

Confira o resultado completo da corrida, com a classificação por categorias, e também o ranking entre os servidores da ALMG.

A entrega do troféu para os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina e para os dois primeiros colocados entre os atletas mais idosos foi nesse domingo, logo após a corrida. O trajeto da competição foi de cinco quilômetros e contemplou as ruas do bairro Santo Agostinho, no entorno da Assembleia.

Doações – Quase uma tonelada de alimentos e R$ 1.500 foram arrecadados com as inscrições da Corrida Rústica. A Leuceminas foi a instituição escolhida para receber as doações.

Premiação geral*

Categoria masculina:

  1. Cleber Guerhardt – 16´28´´
  2. Emerson Augusto Rosa – 16´53´´
  3. Farley dos Santos Martins – 17´ 28´´
  4. Renildo Santana Varges – 17´38´´
  5. Rodrigo dos Santos Sudario – 18´01´´

Categoria feminina

  1. Patrícia Maria da Costa – 23´27´´
  2. Rosineide Ferreira da Silva – 23´53´´
  3. Jordane Lazara da Silva – 24´26´´
  4. Sara Machado Queiroz – 24´28´´
  5. Danila Nascimento Morici – 25´51´´

Atletas mais idosos:

  1. Fortunato Francisco de Aquino – 46´03´´
  2. Maria Beatriz Martins – 37´31´´

* Primeiros colocados