Sala de Imprensa fala sobre o surto do vírus Ebola

Programa inédito da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (16), trata ainda do primeiro caso suspeito no País.

16/10/2014 - 15:08

O programa Sala de Imprensa da TV Assembleia fala sobre o Ebola, nesta quinta-feira (16/10/14). A suspeita de que um africano vindo da Guiné estivesse contaminado pelo vírus mobilizou autoridades de saúde em vários estados do Brasil e trouxe às manchetes dos principais jornais a discussão sobre os riscos de contaminação pelo vírus e a possibilidade de uma epidemia mundial.

Assista aos vídeos do programa Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Ao mesmo tempo em que exames descartavam a presença da doença no País, notícias de contaminação em outros continentes eram divulgadas, inclusive com novas mortes. Os riscos do Ebola são tema do programa inédito, que vai ao ar às 23 horas com reprises.

No programa, o infectologista Argus Leão Araújo, coordenador do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte explica qual a origem do vírus, fala sobre os diversos surtos já ocorridos pelo mundo no passado e descreve quais as formas de transmissão. “O vírus só é transmitido quando os sintomas já se manifestaram no paciente. Ou seja, enquanto ele é assintomático, não há transmissão”, afirma o infectologista.

Argus Leão Araújo fala também sobre os procedimentos que as autoridades de saúde de todo o estado estão tomando para lidar com eventuais casos suspeitos em Minas Gerais. Embora não cheguem aqui voos diretos dos países africanos, onde os casos de contaminação são mais numerosos, as atenções estão voltadas para todas as pessoas que tenham passado por Serra Leoa, Guiné e Libéria no últimos 21 dias. Ele explica que, caso apresentem febre, diarreia ou vômitos - alguns dos sintomas do Ebola - os casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente ao serviço de Epidemiologia do Estado ou do Município e todos os procedimentos devem ser tomados, baseados em protocolos internacionais. “A primeira atitude é o isolamento do paciente na unidade de saúde e o imediato comunicado ao serviços de epidemiologia que estão preparados para realizar todos as etapas seguintes”, explica o infectologista.

Reprises - O Sala de Imprensa tem apresentação de Fernando Gomes e, nesta semana, conta também com a participação da jornalista Daniela Venâncio, do Hospital Madre Teresa. O programa será reprisado nesta sexta-feira (17), ao meio-dia; no sábado (18), à meia-noite e às 21 horas; e no domingo (19), às 18 horas.