ALMG tem 22 partidos representados na 18ª Legislatura

A Casa tem parlamentares de dois novos partidos, PTN e PHS; já o Solidariedade deixa de ter representante.

05/10/2014 - 23:05 - Atualizado em 01/02/2015 - 18:56

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) conta, na 18ª Legislatura, com deputados de 22 partidos diferentes, um a mais que na composição anterior. Duas novas siglas elegeram representantes: o PTN, com três deputados; e o PHS, com um. Já o Solidariedade (SD) perdeu a vaga que era ocupada pelo deputado Gustavo Perrella, que disputou como deputado federal, mas não obteve sucesso.

Os dois partidos que tinham a maior representação na 17ª Legislatura reduziram o número de eleitos. O PSDB passou de 14 para nove deputados; e o PT, de 11 para dez. Já o PMDB, que tem a terceira maior bancada, ganhou mais duas vagas, passando de oito para dez deputados eleitos.

Os partidos que tiveram a maior ampliação no número de deputados foram o PR e o PTdoB, que passaram de um para três integrantes cada. Outros três partidos conquistaram mais uma cadeira cada: PDT, com quatro deputados; PCdoB, com três; e PSC, com dois.

Outros quatro partidos, além de PSDB e PT, também encolheram: o PSD passou de seis para quatro deputados; o PP, de cinco para três; o PV, de cinco para quatro; e o Pros, de duas para uma deputada. Oito partidos mantiveram o mesmo número de deputados: PTB (4), PPS (3), PSB (3), DEM (2), PRB (2); PEN, PMN e PTC, com um deputado cada.