Uma muda de pau-brasil foi plantada no jardim do Hall das Bandeiras

ALMG homenageia o mês da árvore com plantio de pau-brasil

Durante solenidade nesta terça-feira (30), autoridades destacam importância da defesa do meio ambiente.

30/09/2014 - 12:17

O plantio da árvore de número 60 mil do projeto "Árvore é vida" marcou a solenidade de comemoração do mês da árvore realizada na manhã desta terça-feira (30/9/14) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com a presença do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Célio Moreira (PSDB), foi plantada uma muda de pau-brasil no jardim do Hall das Bandeiras.

Com esse ato simbólico, a ALMG reafirmou seu compromisso institucional em defesa do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade ambiental. O plantio da árvore também foi uma homenagem ao projeto “Árvore é vida”, da Associação das Caminhantes da Estrada Real. Participaram do evento cerca de 100 alunos do Instituto Coração de Jesus, que expuseram seus trabalhos realizados sobre o meio ambiente. O Dia Mundial da Árvore é comemorado em 21 de setembro, que é o mês da árvore.

“A árvore cuida da vida e garante um futuro transformador para todos nós”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro. Ele também lembrou que a atitude de cada pessoa pode contribuir para a construção de um futuro melhor. Na sua opinião, a presença das crianças na solenidade é importante para fortalecer uma nova consciência ambiental. “Não podemos conviver com tantas queimadas, tanto desmatamento”, lamentou.

A defesa do meio ambiente também foi feita pelo deputado Célio Moreira, que destacou o papel da ALMG nesse processo. “Como legisladores, somos corresponsáveis pelas ações positivas na defesa do meio ambiente e, por extensão, pela salvação do planeta”, afirmou. Ele reforçou ainda que cabe aos jovens um importante papel no resgate do respeito à natureza.

A diretora pedagógica do Instituto Coração de Jesus, Maria Christina Fabel Gontijo, destacou a importância simbólica do plantio de uma muda de pau-brasil, árvore ameaçada de extinção devido ao desmatamento. Já a presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, Maria Elvira, também ressaltou que cabe às crianças e aos jovens papel importante na defesa das árvores. Segundo ela, o objetivo do projeto “Árvore é vida” é plantar 1 milhão de mudas, e esta meta pode ser alcançada com a colaboração de todas as pessoas.