Reunião vai tratar da situação de vendedores no Mineirão

Proibidos de trabalhar no entorno do estádio desde 2010, os donos de barracas ainda não foram realocados.

26/09/2014 - 11:26

A situação dos donos de barracas na área externa do estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (1º/10/14). A reunião, que está marcada para as 9 horas, no Auditório, será a terceira realizada pela comissão sobre o assunto. O autor do requerimento para o debate é o deputado Durval Ângelo (PT).

Os vendedores de rua que atuavam no entorno do estádio foram proibidos de trabalhar no local em junho de 2010 em função da reforma do estádio para a Copa do Mundo Fifa de Futebol e até hoje sua realocação não foi feita. Um dos representantes da Associação dos Barraqueiros da Área Externa do Mineirão, Ernani Francisco Pereira, ressalta que uma das condicionantes da licença ambiental concedida para a reforma, afirmava que era necessário realocar os vendedores, mas isso não teria sido feito.

Ainda de acordo com ele, os barraqueiros já recorreram a todas as instâncias de governo, já apresentaram toda a documentação e já pediram licença para trabalhar nas vias do entorno do estádio, mas ainda não receberam autorização. 150 trabalhadores são representados pela Associação.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o procurador-geral de justiça adjunto institucional do Ministério Público de Minas Gerais, Geraldo Flávio Vasques; o assessor-chefe de Articulação, Parceria e Participação Social do Governo do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Araújo Pedron; a defensora pública coordenadora da Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Cleide Aparecida Nepomuceno; a promotora de justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo das Atividades Policiais, Cláudia do Amaral Xavier; o secretário de administração Regional Pampulha de Belo Horizonte, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o representante da Associação dos Barraqueiros da Área Externa do Mineirão, Ernani Francisco Pereira; e a representante do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa, Amanda Couto de Medeiros.