Doenças cardiovasculares são tema do Panorama de terça (23)

Programa vai ao ar às 8h30. Na quarta (24), TV Assembleia veicula Panorama sobre gravidez tardia.

22/09/2014 - 13:05 - Atualizado em 22/09/2014 - 15:13

O programa Panorama da TV Assembleia desta terça-feira (23/9/14) aborda as doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essas doenças são a principal causa de óbito em todo o mundo, causando a morte de pelo menos 17 milhões de pessoas, todos os anos. No Brasil, são aproximadamente 300 mil mortes anualmente, especialmente por causa de acidente vascular cerebral e infarto. O programa será exibido às 8h30, com reprises às 19 horas de terça e a 1 hora da manhã de quarta.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Será enfocada a influência de hábitos como tabagismo, sedentarismo e má alimentação no desenvolvimento das doenças. Além disso, especialistas avaliarão se o excesso de peso aumenta os riscos.

Os cardiologistas Eustáquio Guerino, assessor de Relações Institucionais da Diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia, e Estêvão Lanna Figueiredo, membro da Sociedade Mineira de Cardiologia e coordenador da Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Serviço de Cardiologia do Hospital Life Center, falam sobre os sintomas a que todos devem estar atentos e sobre os tratamentos indicados.

Gravidez tardia - Já o Panorama desta quarta-feira (24), às 8h30, aborda o tema gravidez tardia. Especialistas convidados analisam os efeitos do planejamento familiar, mas alertam que a gestação tardia é sempre de risco, incluindo o aumento da probabilidade de o bebê ter síndromes, como a de Down. Eles falam ainda do momento biológico ideal da mulher para ser mãe e explicam por que as dificuldades de engravidar aumentam com o tempo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que tem crescido o número de mulheres que são mães depois dos 35 anos. O registro civil de crianças filhas de mães de 35 a 44 anos representava 9% do total, em 2002, e 11,2%, em 2012.

Participam do programa os médicos Clóvis Antônio Bacha, diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais e do Hospital Santa Fé; e Rívia Lamaita, coordenadora de Reprodução Humana do Hospital Mader Dei, também ligada à Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

O Panorama sobre gravidez tardia tem reprises às 19 horas desta quarta e a 1 hora da manhã de quinta.

Satisfação profissional – Nesta quinta (25), às 8h30, o Panorama traz a reprise do programa sobre satisfação profissional, com as psicólogas e consultoras de carreira Katia Leite, diretora da KLC Assessoria em Recursos Humanos; e Jaqueline Silveira, diretora da Acthio, empresa especializada em consultoria profissional.

O programa mostra os principais anseios dos funcionários em pesquisas sobre o emprego dos sonhos, como flexibilidade da jornada de trabalho, aplicação de ideias e projetos sugeridos pelo empregado e remuneração compatível com o mercado.

As especialistas alertam que muitas empresas oferecem condições diferenciadas, mas é preciso que o funcionário idealize menos e defina valores prioritários de cada momento para evitar frustração. Segundo elas, muitas vezes o empregado deixa de reconhecer certas práticas e atividades das instituições que são importantes para a satisfação. Por outro lado, elas também reconhecem que as respostas de gestão, especialmente na iniciativa privada, são muitas vezes lentas, como se vê na ausência de planos de carreira.

O programa será retransmitido nesta quinta, às 19 horas, e na sexta, a 1 hora da manhã.