A pista de atletismo já está concluída - Arquivo ALMG

Comissão visita Centro de Treinamento Esportivo da UFMG

Parlamentares da Comissão da Pessoa com Deficiência vão à unidade que será referência na formação de atletas.

19/09/2014 - 14:33 - Atualizado em 23/09/2014 - 11:22

Nesta terça-feira (23/9/14), às 15 horas, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita o Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A presidente da comissão, deputada Liza Prado (Pros), é a autora do requerimento para a visita ao CTE, que fica na Avenida Alfredo Camarate, s/n, na Capital.

Segundo a deputada Liza Prado, o objetivo é conversar com a direção do centro para obter informações sobre boas práticas desenvolvidas pela UFMG na área do esporte, principalmente naqueles voltados à pessoa com deficiência. Com isso, ela pretende buscar parcerias entre a universidade e entidades que lidam com esse público, especialmente no interior do Estado.

"A pessoa com deficiência já enfrenta o grande desafio que é conseguir se dedicar e sobressair em algum esporte. Depois, tem dificuldades para conseguir deslocamento até o local de treinamento e dinheiro para pagar sua estadia", explica. Ela defende a criação de um Fundo da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de garantir recursos para custear o deslocamento e a estadia do esportista com deficiência.

Pista de atletismo - O CTE é resultado de parceria entre a UFMG e a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude e foi inaugurado parcialmente em agosto deste ano, com a conclusão de uma pista de atletismo. A nova pista foi aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo, por atender às necessidades de atletas de alto rendimento de todas as provas de atletismo: corridas, saltos e lançamentos.

Pertencente à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, o Centro de Treinamento Esportivo está instalado em área de 13,8 mil m², na parte baixa do Centro Esportivo Universitário (CEU). Ainda serão construídos nesse mesmo terreno um parque aquático (que deve ser inaugurado até o final deste ano) e um pavilhão de esportes coletivos, ginásticas e lutas, além de vários laboratórios.

Referência - A proposta é de que o CTE se torne uma referência no País para formação de atletas e de pesquisa na área esportiva. Da parte do Governo do Estado, a expectativa é de que o centro ofereça infraestrutura de alto nível para os atletas e contribua para o desenvolvimento esportivo de Minas Gerais. Também se espera receber delegações para treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

No parque aquático, haverá piscinas, centro médico, vestiário, laboratórios, ambulatórios, academia de ginástica, entre outras instalações. As obras da pista de atletismo e do parque aquático estão orçadas em R$ 50,1 milhões, com investimentos do Governo do Estado.

Já o pavilhão de esportes coletivos será construído com recursos do Ministério dos Esportes, da ordem de R$ 17,5 milhões, segundo informações da direção do CTE. Nesse pavilhão, serão oferecidos espaços para treinamento de equipes de ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo e esportes de quadra como vôlei, basquete e handball.