Seis deputados estaduais estiveram entre os 151 homenageados na solenidade
A cerimônia foi presidida pelo governador Alberto Pinto Coelho

Presidente da Assembleia participa de entrega da Medalha JK

Caráter empreendedor e político de Juscelino Kubitschek foi destacado durante cerimônia em Diamantina, na sexta (12).

12/09/2014 - 22:04

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou, nesta sexta-feira (12/9/14), da solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek, em Diamantina (Região Central). Neste ano, seis deputados estaduais estão entre os 151 homenageados: Antônio Carlos Arantes (PSDB), Bosco (PTdoB), Mário Henrique Caixa (PCdoB), Marques Abreu (PTB), Neilando Pimenta (PP) e Sebastião Costa (PPS) foram agraciados com a Medalha de Honra, mas não compareceram à cerimônia.

Orador da noite e agraciado com a Grande Medalha, o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, destacou em seu discurso o papel de Juscelino Kubitschek na construção da história do Brasil. Ele ainda destacou a importância do passado, mas a necessidade de mudanças no presente. “Se ainda não conseguimos construir uma vida boa, não significa que é algo impossível. Podemos buscar a paz e a melhoria de nossas vidas”.

Segundo Marcondes, uma das mudanças necessárias atualmente é a melhoria dos serviços públicos, já que a população está cada vez mais atuante e cobra mais eficiência. “É essencial modernizar a gestão pública, buscar resultados. A partir de denúncias, críticas e sugestões dos cidadãos, podemos atingir a excelência”, ressaltou.

Além dos parlamentares estaduais, foram agraciados o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Geraldo Augusto de Almeida; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Martins Sant'Ana; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Júlio Onofre Mendes de Oliveira; o arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; além de diversos secretários de Estado e personalidades dos mundos público e privado.

A cerimônia – Toda a solenidade foi presidida pelo governador mineiro, Alberto Pinto Coelho, que depositou, junto com a filha do ex-presidente, Maristela Kubitschek, flores na estátua de JK, localizada na praça onde foi realizada a cerimônia. Em seu discurso, o chefe do Executivo mineiro criticou a política feita atualmente. “É notório o cansaço das pessoas com a política. A política de improviso, sem planejamento e compromissos, sem metas, criadora de acirramento e animosidades”, pontuou.

Ele contrapôs essa política de hoje com aquela pregada por JK. “Juscelino sempre fez política com grandeza de entendimento. Deixou no imaginário brasileiro a certeza de que o caminho transformador é aquele que une trabalho e conciliação, virtude e diálogo, sonho e determinação”, afirmou.

Já o presidente da ALMG, em entrevista concedida após a cerimônia, destacou o caráter empreendedor do ex-presidente e a necessidade de retomar seus valores para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.

A medalha – A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek é entregue todo dia 12 de setembro, desde 1996. A data foi escolhida por ser o aniversário de JK, que completaria neste ano 112 anos. A condecoração é concedida a personalidades e instituições dos setores político, econômico, social e cultural, que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

A escolha dos homenageados é feita por um conselho composto de representantes da ALMG, do Tribunal de Justiça, da prefeitura de Diamantina, da Casas de Juscelino, do Instituto JK e da família do ex-presidente. Cada um dos seis membros pode indicar até dez agraciados, o restante das indicações é feita pelo governador do Estado, que também compõe o conselho. Atualmente, o presidente da Assembleia é o presidente do Conselho da Medalha.