Poltrona Mole, assinada por Sérgio Rodrigues, data de 1957 - Arquivo/ALMG

ALMG tem peças assinadas pelo designer Sérgio Rodrigues

Obras do designer que morreu nesta segunda-feira (1º/9) integram catálogo de bens tombados do Legislativo Mineiro.

01/09/2014 - 18:51 - Atualizado em 01/09/2014 - 19:45

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem peças assinadas pelo arquiteto e designer carioca Sérgio Rodrigues, que morreu nesta segunda-feira (1º/9/14), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Sua criação mais conhecida, premiada na Bienal de Cantu, na Itália, em 1961, é a poltrona Mole, que data de 1957. O móvel, que integra a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), também faz parte do catálogo de bens tombados da ALMG, ao lado do banco Eleh, outra peça que leva a sua assinatura.

Elogiado por arquitetos, designers, jornalistas especializados e críticos de arte, o trabalho de Rodrigues sempre foi realçado pelo seu aspecto genuinamente brasileiro. Ele próprio afirmava que a sua pesquisa girava em torno de materiais que caracterizam a brasilidade, como as madeiras nobres. O vanguardismo e a informalidade são outros aspectos de destaque em suas obras.

"Suas cadeiras romperam com o sentar bem-comportado e anteciparam as demandas pela informalidade dos interiores dos jovens de classe média intelectualizada nos anos 1980, quando os almofadões se espalhavam pelo chão", escreveu a crítica de design Adélia Borges no livro sobre Rodrigues publicado pela coleção Arquitetura e Design, editada pela Viana & Mosley. Seus trabalhos também mereceram elogios do arquiteto Lúcio Costa e do jornalista Odilon Coutinho, entre outros.

Rodrigues começou sua carreira como arquiteto quando participou do projeto do Centro Cívico de Curitiba, obra importante da arquitetura moderna brasileira. Mas acabou derivando para o design, por entender que a arquitetura deveria contemplar também o planejamento do espaço interno.

Memória do Legislativo - Em 2012, quando foram comemorados os 40 anos do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo estadual, foi lançado o catálogo de bens tombados da ALMG, que inclui a poltrona Mole. Os bens móveis da ALMG tombados como patrimônio histórico ficaram expostos para visitação em vários pontos do Palácio da Inconfidência. Essas ações fizeram parte do projeto “Memória do Legislativo Mineiro”, que compõe o Direcionamento Estratégico Assembleia 2020.