O deputado Bosco (à esquerda) destacou que Maruan Eljaouhari há mais de duas décadas destaca-se pela boa prática da medicina

Médico recebe homenagem na ALMG

Maruan Eljaouhari dedica-se há mais de duas décadas à população carente de Belo Horizonte.

29/08/2014 - 21:37 - Atualizado em 01/09/2014 - 12:46

Homenagear o clínico geral Maruan Nauuaf Eljaouhari pela sua atuação na área da saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse foi o objetivo de Reunião Especial de Plenário realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta sexta-feira (29/8/14), com o Plenário lotado de convidados do homenageado.

Filho de pais libaneses, Maruan Eljaouhari nasceu em Nanuque (Vale do Mucuri) em 1961. Formou-se médico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Há mais de duas décadas, presta serviços voluntários na igreja Cristo Operário, em Belo Horizonte. Já a Igreja Batista do Planalto conta com seu trabalho há quase dez anos. Ele montou pequenas farmácias com ajuda de outros médicos, nas quais distribui medicamentos gratuitamente tanto para a Capital quanto para o interior. Ele atende cerca de 700 pessoas por mês.

Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), e também autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Bosco (PTdoB) destacou que Maruan Eljaouhari há mais de duas décadas destaca-se pela boa prática da medicina. “Para ele, o remédio mais importante nunca foi o que está à venda nas farmácias, mas, sim, uma mistura de atenção, respeito, capacidade de ouvir e aconselhar, meditar. Este seu atendimento faz toda a diferença para seus pacientes”, disse o parlamentar.

O deputado Bosco ressaltou que o clínico geral é o médico à moda antiga, aquele que encontra tempo para partilhar e deixar florescer a relação médico-paciente. “É o homem do voluntariado, do trabalho junto às pastorais, do atendimento aos locais carentes e assistência às pessoas necessitadas. Um profissional competente e um homem comprometido com seu semelhante", afirmou.

Maruan Eljaouhari disse que a medicina é a mais nobre das profissões e tem como meta o amor ao próximo. “Se não existe esse sentimento, então o médico está na profissão errada”, acrescentou. Para ele, cada um tem sua profissão, mas esse dom tem que ser usado para benefício das pessoas.

O evento contou com participação do violonista Daniel Leite Fernandes, que apresentou as canções Jesus Cristo (Roberto Carlos), Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant) e Te Agradeço (Kléber Lucas).

Trajetória - Maruan Eljaouhari iniciou sua carreira profissional em 1986, atendendo em postos de saúde em Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Belo Horizonte. Desde 1994 faz atendimento voluntário em igrejas católicas e evangélicas.