Rumos da economia brasileira são tema do Sala de Imprensa

Programa da TV Assembleia será exibido nesta quinta-feira (28), às 23 horas.

28/08/2014 - 15:11

A economia brasileira precisa de uma mudança de rumo, com menos intervencionismo governamental e mais liberdade para que o mercado formule suas próprias regras e mecanismos de controle. Esta é uma das premissas que deveriam ser seguidas pela política econômica do próximo Governo Federal, de acordo com o economista e professor de finanças da Fundação Dom Cabral, Alexandre Moreira Galvão, entrevistado do programa Sala de Imprensa desta quinta-feira (28/8/14), às 23 horas, na TV Assembleia.

Assista aos últimos vídeos do programa Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O baixo crescimento do PIB brasileiro, segundo o professor, compromete o desenvolvimento econômico do país e deve ser um dos principais focos de atenção dos governantes nos próximos anos. Segundo ele, enquanto outras economias menores que a do Brasil, como Colômbia, Chile e México, vem crescendo com índices mais significativos, a maior economia da América Latina vem tendo um desempenho abaixo das expectativas do mercado. “Além de prestar atenção nos índices brasileiros, é preciso também ver o que acontece nos outros países”, afirma Alexandre.

No programa, o economista faz uma análise dos vários cenários econômicos em caso de vitória de qualquer um dos principais candidatos à Presidência. Alexandre Galvão não acredita que possa haver retrocessos nos ganhos sociais dos últimos anos e nem que haja uma ruptura significativa dos rumos econômicos, mas sim, apenas alguns ajustes considerados por ele necessários. “Não temos que ter medo do que vem por aí. Talvez apenas alguns receios”, profetiza.

As variações nas taxas de juros, o comportamento do câmbio e o papel das agências reguladoras na economia foram alguns dos outros temas também tratados no programa. Participam da entrevista as jornalistas Ângela Drummond, especializada em Economia, com mais de vinte anos de experiência em diversos veículos mineiros e nacionais; e Tatiana Lagôa, repórter do jornal Diário do Comércio. A apresentação é do jornalista Fernando Gomes.

Reprises - O Sala de Imprensa será reprisado nesta sexta-feira (29), às 12 horas; no sábado (30), à meia-noite; e no domingo (31), às 18 horas.