Comissão discute ameaças à PM de Santa Efigênia de Minas

O prefeito da cidade estaria envolvido em ações de retaliação a policiais militares.

29/08/2014 - 11:38

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência na próxima terça-feira (2/9/14) para discutir ações e ameaças que estariam colocando em risco a segurança de policiais militares em Santa Efigênia de Minas (Vale do Rio Doce). Requerida pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), a reunião está marcada para as 9 horas, no Plenarinho I.

Segundo requerimento do deputado, suspeita-se que o prefeito da cidade, João Abnir Pinho de Souza, esteja envolvido em ações de retaliação à PM. Conforme explica o parlamentar, o prefeito teria a intenção de realizar um carnaval de rua no município, iniciativa que foi embargada após laudo do Corpo de Bombeiros, que concluiu pela inexistência de estrutura e segurança para o evento. O prefeito teria sido preso por tentar impedir que a PM interditasse o carnaval.

De acordo com o deputado Sargento Rodrigues, posteriormente o comandante do Destacamento de Santa Efigênia de Minas, sargento Gabriel Conceição da Rocha, teria comunicado à Polícia Militar que sua residência estava sendo alvo de tentativa de invasão e que sua família teria sido surpreendida com o barulho de bombas lançadas em direção à casa. Na ocasião, o sargento teria visto cerca de 200 pessoas em frente à sua residência, dentre as quais o prefeito. Ainda segundo o requerimento do parlamentar, durante uma manifestação popular partidários do prefeito teriam ocupado a frente da prefeitura e do quartel da PM, lançando bombas e agredindo o cabo Rivelino William dos Santos.

Na última terça-feira (26), o deputado Sargento Rodrigues solicitou urgência na marcação da reunião, tendo em vista um incêndio ocorrido no início da semana no quartel da PM em Santa Efigênia de Minas, conforme noticiado pelo jornal Estado de Minas. Na avaliação do parlamentar, suspeita-se que o incêndio tenha origem criminosa e que ele possa ser uma retaliação do prefeito aos policiais militares.

Convidados - Foram convidados para a audiência o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho Pereira; o comandante da 8ª Região da Polícia Militar, coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes; o comandante do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Silvane Givisiez; o prefeito de Santa Efigênia de Minas, João Abnir Pinho de Souza; o promotor Guilherme Heringer de Carvalho Rocha; o subtenente da 8ª Cia. de Missões Especiais da 8ª Região da PM, Luciano Cardoso Simões; o comandante do Destacamento da PM de Santa Efigênia de Minas, sargento Gabriel Conceição da Rocha; e o cabo Rivelino William dos Santos.