Os deputados Anselmo José Domingos e João Leite entregaram à superintendente da instituição, Paula Martins, placa alusiva à homenagem

ALMG homenageia Hospital Odilon Behrens por seus 70 anos

Instituição hospitalar é saudada como referência em saúde pública em Belo Horizonte.

25/08/2014 - 17:48

Saudado em todos os discursos como instituição de referência na área da saúde pública, o Hospital Municipal Odilon Behrens, de Belo Horizonte, foi homenageado na tarde desta segunda-feira (25/8/14), em Reunião Especial de Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo seu aniversário de 70 anos. A iniciativa foi do deputado Anselmo José Domingos (PTC), atendendo a sugestão do diretor de Ensino e Pesquisa da instituição, o médico Célio Frois.

Com a presença da superintendente do hospital, Paula Martins, a cerimônia foi presidida pelo deputado João Leite (PSDB), que leu mensagem do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), cumprimentando direção e funcionários do hospital. Todos os oradores destacaram, em seus pronunciamentos, o papel relevante do Odilon Behrens como instituição de excelência no atendimento à população da Capital, bem como a sua integração ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da década de 1990.

Junto com o autor do requerimento, o deputado João Leite entregou à superintendente da instituição placa alusiva à homenagem, destacando “a excelência dos serviços de saúde prestados à população”. Em sua saudação, o deputado João Leite parabenizou a superintendente do hospital, seus diretores e demais funcionários e louvou a iniciativa do deputado Anselmo José Domingos. Ele ressaltou a importância do Odilon Behrens, “as jornadas dificílimas e a luta de seus funcionários para salvar vidas”.

Mensagens exaltam valores da instituição

Em sua mensagem, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, destacou que o Odilon Behrens “é uma das instituições de saúde mais respeitadas de Minas Gerais”. “Norteado por valores como responsabilidade e segurança, o hospital, além de prestar atendimento humanizado a pacientes de urgência e emergência, desempenha importante função como centro difusor de conhecimento”, afirmou.

O deputado Dinis Pinheiro relembrou também a história da instituição, criada em 1944 para atender aos funcionários municipais, quando Juscelino Kubistcheck era prefeito de Belo Horizonte. “Uma das maiores mudanças de sua história ocorreu em 1989, quando passou a integrar o SUS”, destacou. "Dessa forma, tornou-se a unidade de referência para usuários do SUS de algumas das regiões da Capital e também do interior do Estado em várias especialidades, como neurologia e cirurgia vascular”, continuou.

O deputado Anselmo José Domingos, por sua vez, também mencionou mensagem do prefeito Márcio Lacerda, somando-se às manifestações de aplauso à instituição. O parlamentar disse que comemora “com grande alegria” os 70 anos do Hospital Odilon Behrens, por ser referência de qualidade dos serviços prestados e por seu atendimento eficiente. “Sinto-me honrado em poder proporcionar esta justa homenagem”, afirmou.

Números destacam papel relevante do hospital

Segundo o autor do requerimento para a reunião, atualmente o Hospital Odilon Behrens conta com mais de 2.800 funcionários, 481 leitos distribuídos nos três andares e em suas duas unidades externas (Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida e Núcleo de Cirurgia Ambulatorial), sendo 100 leitos equipados com terapia intensiva. O pronto-socorro é referência em atendimento, recebendo em média 420 pacientes por dia.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto, o Odilon Behrens é um hospital de ensino e auxilia na formação de profissionais da área médica em diversas especialidades, segundo o deputado Anselmo José Domingos. Ele acrescentou que a entidade registra um índice de 86% de satisfação pelos atendimentos prestados.

A superintendente do hospital, Paula Martins, falando em nome da instituição, declarou-se honrada com a homenagem, enfatizando o trabalho coletivo de todos os funcionários para que a instituição seja reconhecida como um local de excelência no atendimento à população e no ensino. Segundo a médica, o pronto-socorro do hospital atende 13 mil pessoas por mês, enquanto o atendimento ambulatorial chega a 7 mil por mês. A instituição é responsável também por 900 cirurgias e 250 partos por mês.