O Hospital da Baleia realiza anualmente mais de 500 mil procedimentos, atende 23 especialidades, possui 300 médicos e mais de 1.200 colaboradores

Hospital da Baleia é homenageado por seus 70 anos

Assembleia celebra, em Reunião Especial de Plenário, aniversário da instituição.

25/08/2014 - 21:13 - Atualizado em 26/08/2014 - 14:22

O Hospital da Baleia e sua instituição mantenedora, a Fundação Benjamin Guimarães, completaram 70 anos e foram homenageados com uma Reunião Especial de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta segunda-feira (25/8/14).

Autor do requerimento que deu origem à reunião, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), recordou o movimento Assine + Saúde e disse acreditar que o Brasil não tem tratado a saúde pública como prioridade. “Sonho com um país que valorize a saúde da mesma forma que o Hospital da Baleia valoriza seus pacientes. Essa obra nos dá coragem para continuarmos a lutar contra as injustiças”, afirmou.

O 1º vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), relembrou a história de Benjamin Guimarães, industrial mineiro que criou um hospital com o objetivo de atender as “necessidades da população carente, especialmente das crianças”. Ele destacou o contexto no qual a instituição foi criada. “Integrando a cruzada mineira contra a tuberculose, foi instalado um hospital na antiga Fazenda da Baleia, doada pelo então governador Benedito Valadares, localizada numa importante área de nascentes e matas, que proporcionava aos pacientes o contato com o ar puro e a natureza para o restabelecimento de suas condições de saúde”, contou.

O deputado João Leite (PSDB) também destacou a importância do Hospital da Baleia. “Quero homenagear todos que se sacrificam diariamente para atender os mais necessitados”, afirmou.

A diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza da Gama Guimarães Paes, relembrou a trajetória de seu bisavô, Benjamin Guimarães, responsável também pela construção de escolas e outros hospitais em várias cidades mineiras. Ela destacou que a ALMG sempre foi parceira da instituição. “O hospital tem que se reinventar a cada dia, para garantir sua sobrevivência. Não queremos perder a nossa essência, que é a filantropia”, disse. De acordo com a diretora-presidente, em 2013 o Hospital da Baleia fez mais de 13 mil cirurgias, 27 mil sessões de quimioterapia e 38 mil sessões de hemodiálise.

Referência em diversas áreas de atuação, o Hospital da Baleia realiza anualmente mais de 500 mil procedimentos, sendo 85% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um hospital geral com 23 especialidades e referência em nefrologia, neurocirurgia, oncologia, ortopedia, pediatria e tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais. São 300 médicos em seu corpo clínico e mais de 1.200 colaboradores. O hospital é certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como instituição de ensino, recebendo mais de 4 mil alunos por ano e oferecendo internato de medicina e estágios curriculares na área de saúde.