A presidente da Cidade Ozanam, Marília de Fátima Ferreira Cunha (ao centro), recebeu placa alusiva à homenagem

Cidade Ozanam recebe homenagem por suas obras sociais

Reunião Especial foi realizada nesta sexta-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa.

22/08/2014 - 21:05 - Atualizado em 25/08/2014 - 11:40

A requerimento do deputado Paulo Lamac (PT), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma Reunião Especial de Plenário em homenagem à Cidade Ozanam – Obra Unida da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). A solenidade, que aconteceu na noite desta sexta-feira (22/8/14), teve o objetivo de celebrar as ações assistenciais da instituição dedicada a crianças, idosos e famílias carentes.

O deputado Paulo Lamac, que também representou o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), na solenidade, lembrou a trajetória da instituição, criada no final da década de 1930, quando o então prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, entregou aos membros das conferências vicentinas um conjunto de uma praça e 13 ruas para abrigar famílias carentes. No local, chamado de Vila Manacá, foram construídos, ainda, um ambulatório médico, uma farmácia e um grupo escolar.

O parlamentar destacou ainda que os vicentinos, presentes no Brasil desde 1872, reúnem hoje mais de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil conferências e 33 conselhos metropolitanos. “Outros dois projetos sociais merecem ser exaltados: a Casa do Ancião e a creche Odete Valadares, onde as ações da família e da comunidade são complementadas por atividades culturais, recreativas e pedagógicas”, disse. “O País é cercado de instituições desse modelo, mas a Cidade Ozanam tem responsabilidade com o ser humano, fazendo ainda atendimento espiritual e religioso há quase 75 anos. Essas iniciativas são grandes exemplos de voluntariado”, concluiu.

A presidente da Cidade Ozanam, Marília de Fátima Ferreira Cunha, agradeceu a homenagem e afirmou que, na sua criação, a instituição tinha como objetivo acolher moradores de rua e ofertá-los estudo, trabalho e carinho. Ao longo de sua trajetória, outras iniciativas passaram a acolher também crianças e idosos carentes. “A instituição vem se solidificando pelo esforço de homens e mulheres, que doam seu tempo e seus recursos em benefício dos menos favorecidos. A boa intenção semeada por São Vicente de Paulo há tantos anos continua dando bons frutos até hoje”, salientou.

Histórico – A Cidade Ozanam foi criada em 25 de agosto de 1939, por iniciativa do então prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, com o objetivo de receber todos os moradores de rua da Capital. Na época, a instituição era chamada de “Cidade dos Pobres”, e proporcionava-lhes moradia e educação. Seu primeiro presidente foi Custódio Pinto Coelho, então dirigente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP. Sob a sua orientação e com a participação de voluntários, iniciou-se a construção de casas, asilo, creche e escola.

Atualmente a obra unida mantém um asilo, que acolhe em torno de 90 idosos, assistidos de forma digna, respeitados as peculiaridades de cada um e os preceitos ditados pela legislação que garante os direitos dos idosos.

Além do asilo, a instituição mantém uma creche que atende diariamente em torno de 140 crianças com até seis anos de idade, as quais recebem alimentação, educação, assistência pedagógica e espiritual, gratuitamente. Outra importante obra social da Cidade Ozanam é a manutenção da chamada Vila Vicentina, formada por 55 pequenas casas que abrigam famílias carentes.