Ocupações urbanas são discutidas no Sala de Imprensa

Programa da TV Assembleia será exibido nesta quinta (21), às 23 horas.

21/08/2014 - 15:10

Os conflitos que envolvem a ocupação e a reintegração de posse de um terreno na Região Norte de Belo Horizonte, conhecido como Granja Werneck, são o ponto de partida para as discussões no programa Sala de Imprensa, que vai ao ar nesta quinta-feira (21/8/14), às 23 horas, na TV Assembleia.

Assista aos últimos vídeos do Programa Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Segundo os movimentos sociais, cerca de 8 mil famílias vivem nas comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, em uma região que também é conhecida como Mata do Isidoro. Eles denunciam privação dos direitos humanos, violência física e psicológica e erros jurídicos, no processo de reintegração de posse da área, por parte da prefeitura da Capital.

O programa também faz uma análise histórica e social das demais ocupações urbanas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) nos últimos anos. Em debate, o perfil dessas pessoas que se organizam em busca de melhores condições de moradia, como tem sido a mobilização desses grupos junto às autoridades e quais as principais reivindicações.

Questões jurídicas que envolvem as ações de despejo e reintegração de posse; as negociações entre a prefeitura, os movimentos sociais e os demais proprietários dos terrenos; e as implicações históricas e sociais dessas ocupações são mais alguns dos temas em discussão.

A convidada da semana é a defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno, coordenadora da Defensoria Pública de Direitos Humanos de Minas Gerais, que defende o direito a uma moradia digna a todos os cidadãos, de acordo com o que determina a Constituição Federal.

Participam do programa as jornalistas Bárbara Nunes Ferreira, repórter da Editoria de Cidades do Jornal “O Tempo”, e Julia Moysés, editora da Revista Liberto, ligada à defesa dos direitos humanos. A apresentação é do jornalista Fernando Gomes.

Reprises – O Sala de Imprensa será reprisado nesta sexta-feira (22), às 12 horas; neste sábado (23), à meia-noite; e no domingo (24), às 18 horas.