Após encerramento das plenárias municipais do Parlamento Jovem, estudantes de Visconde do Rio Branco conheceram as dependências da Assembleia
A aluna Isabel Lima diz que a experiência no Parlamento Jovem valerá
O estudante Vinícius Begnani acredita que o projeto ajuda no voto consciente

Estudantes do Parlamento Jovem visitam a Assembleia

Alunos de Visconde do Rio Branco conheceram o funcionamento do Poder Legislativo estadual nesta terça-feira (19).

19/08/2014 - 16:19

Estudantes de Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), participantes do Parlamento Jovem de Minas em 2014, visitaram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde desta terça-feira (19/8/14). A vinda dos alunos à ALMG faz parte do programa Visitas Orientadas, uma ação da ALMG destinada a estudantes e a grupos especiais, que busca apresentar e disseminar conhecimentos sobre o Legislativo mineiro.

Durante a visita, 17 estudantes do ensino médio, com idade entre 16 e 18 anos, conheceram as dependências da Assembleia e o funcionamento do Poder Legislativo, bem como conceitos básicos sobre a política. Para o aluno do 3º ano da Escola Estadual Dr. Celso Machado Vinícius Begnani, 16 anos, vir à ALMG contribui para a continuidade de sua formação política e para ampliar conhecimentos para sua atuação no Parlamento Jovem de Minas. “É também um ganho importante para minha cidadania”, destacou.

Visita ocorre após plenárias municipais do Parlamento Jovem

A visita à Assembleia ocorre após o encerramento das plenárias municipais do Parlamento Jovem, no início de agosto. Nesta etapa, estudantes elaboraram, priorizaram e votaram propostas referentes ao tema Envelhecimento e Qualidade de Vida, escolhido para a atual edição do programa desenvolvido pela ALMG.

A estudante do 2º ano do Colégio Municipal Rio Branco, Isabel Lima, 16 anos, também esteve presente na visita à Assembleia. Assim como o colega Vinícius, ela acredita que a vinda ao Legislativo é uma importante etapa de preparação para o Parlamento Jovem deste ano. Tanto ela como Vinícius estiveram envolvidos com as plenárias municipais em Visconde do Rio Branco. “Uma vez por semana, participamos de discussões sobre a questão do idoso. Ao final, votamos três propostas, que foram apresentadas à comunidade, aos pais dos alunos e a políticos na Câmara Municipal”, contou Isabel.

Das propostas levantadas pelos estudantes de Visconde do Rio Branco na plenária local, Vinícius e Isabel destacam a criação de um centro comunitário para idosos. “A ideia é ser um local onde possa haver interação entre jovens e idosos, por meio de atividades educativas e culturais”, explicou Isabel. Os estudantes disseram que gostaram de participar da dinâmica de votações proporcionada pelo Parlamento Jovem. “Aprendemos muito sobre o funcionamento da Câmara Municipal”, ressaltou Vinícius.

Maior participação – De acordo com uma das coordenadoras do Parlamento Jovem em Visconde do Rio Branco, Sanykelly de Souza, 2014 tem sido “o melhor ano de desenvolvimento do programa na cidade”, devido à maior participação dos estudantes. “Contamos com alunos das três séries do ensino médio, diferentemente dos anos anteriores”, ressaltou.

Uma das monitoras do Parlamento Jovem na cidade da Zona da Mata, Tainara Marinho também destacou a participação dos estudantes. “Já integrei o projeto, como aluna, em anos anteriores, e acho muito importante envolver os jovens, pois são eles os principais responsáveis por renovar a política com novas ideias”, pontuou. A monitora tem o papel de auxiliar a coordenadora no trabalho com os alunos e também orientar os estudantes na elaboração das propostas.

Oficinas e discussões ocorreram no 1º semestre

Durante todo o primeiro semestre, jovens alunos do interior de Minas Gerais, envolvidos com o Parlamento Jovem, participaram de oficinas e discussões sobre o tema do projeto. As atividades incluíram visitas a casas de repouso, eventos envolvendo idosos e até projetos de lei encaminhados em algumas câmaras municipais. “Antes das plenárias municipais, pesquisei sobre o assunto e conversei muito com minha avó, de 86 anos”, disse Vinícius Begnani. Segundo ele, a avó lhe explicou “sobre a vida” e sobre o período da ditadura militar. “Neste ponto, ela me ajudou a aumentar meus conhecimentos sobre a história da política no Brasil”, contou.

Destinado a estudantes dos ensinos médio e superior, o Parlamento Jovem de Minas é um programa de educação política desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Este ano, são 27 cidades participantes, envolvendo um total de 80 escolas públicas e 32 particulares. O programa tem uma novidade este ano: as plenárias regionais, que ocorrerão de 1º a 12 de setembro. Depois de consolidadas as propostas municipais, elas serão discutidas e organizadas regionalmente para depois serem levadas à plenária estadual, marcada para os dias 29, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte. A nova fase foi criada para ampliar o número de municípios participantes sem que isso comprometesse a qualidade do trabalho.