Murade Isaac Miguigy Murargy (à esquerda) é ex-embaixador de Moçambique no Brasil

Diplomata recebe título de cidadão honorário mineiro

Homenagem a moçambicano foi entregue em Reunião Especial no Plenário da ALMG.

18/08/2014 - 18:13

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entregou nesta segunda-feira (18/8/14), em Reunião Especial no Plenário, o título de cidadão honorário do Estado a Murade Isaac Miguigy Murargy, secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e ex-embaixador de Moçambique no Brasil. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Paulo Lamac (PT) e contou com a presença de autoridades mineiras e de representantes da comunidade de países africanos em Minas Gerais.

A solenidade começou com a execução dos hinos nacionais de Moçambique e do Brasil e foi encerrada com a apresentação do músico moçambicano Romualdo Johnam, conselheiro econômico da embaixada daquele país africano. O deputado Paulo Lamac destacou a importância da homenagem, que segundo ele significa também um reconhecimento da importância dos laços do Brasil com todos os países africanos, em especial aqueles que também falam a língua portuguesa.

De acordo com o parlamentar, no caso de Moçambique, além do estreitamento das relações comerciais que levaram o Brasil a superar Portugal como maior investidor no país africano, com benefícios econômicos para os dois lados, há o “enriquecimento imaterial” pela troca de experiências entre os dois países.

“O título de cidadão honorário de Minas Gerais deve ser concedido àqueles que, por suas ações ou ideais, merecem ser acolhidos pelos mineiros como conterrâneos. E o homenageado tem se destacado na promoção da aproximação de Minas com Moçambique, país com o qual temos muitas afinidades, que vão muito além do nosso clima tropical”, lembrou o deputado Paulo Lamac.

Agradecimento - Emocionado, Murade Murargy dedicou a homenagem a todo o povo moçambicano e não poupou elogios ao Brasil e, em especial, a Minas Gerais e Belo Horizonte. “É para mim uma honra prazerosa receber este título aqui em Belo Horizonte, uma cidade de boa gente que sempre me acolhe com carinho e onde sempre me sinto em casa. Ele apenas reforça a admiração que tenho pela história, pelos valores e ideais do povo mineiro”, afirmou, lembrando o exemplo dado por personalidades mineiras como Tiradentes, Juscelino Kubitschek, Itamar Franco, Pelé, Milton Nascimento e Carlos Drummond de Andrade.

“O povo brasileiro é detentor de uma energia capaz de transformar as relações internacionais. É um exemplo que muito orgulha a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que apesar de existir há 18 anos, está em constante reestruturação para responder às novas demandas do mundo globalizado. Nessa tarefa, sei que posso contar com a solidariedade do povo mineiro”, acrescentou.

Também participaram da homenagem o cônsul de Moçambique em Minas Gerais, Deusdete Januário; o secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo; a presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Amparo (Região Central do Estado), Inês Luzia Santos; e o ex-deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira.

Cargo na CPLP é ponto alto de carreira diplomática

O diplomata de carreira Murade Murargy, 68 anos, é secretário-executivo da CPLP desde julho de 2012. Pai de cinco filhos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal, tendo ingressado na área governamental de Moçambique em 1976, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde atuou como conselheiro jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980.

De 1980 a 1984, Murade Murargy ocupou os cargos de diretor para Assuntos Jurídicos e diretor nacional de Protocolo. Ainda em 1984 e 1985 foi diretor das Organizações Internacionais e Conferências, sendo na sequência nomeado embaixador extraordinário na França e embaixador não residente na Alemanha, Suíça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Irã e Palestina.

O homenageado também assumiu funções como delegado permanente junto à Unesco, em Paris, e como representante permanente junto à ONU, em Gênova, na Itália. A partir de 1995, por dez anos ocupou ainda o cargo de secretário-geral da Presidência da República de Moçambique, com status de ministro de Estado. A partir de 2005, até assumir suas funções atuais na CPLP, foi ainda embaixador de Moçambique no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

CPLP - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é formada por nove países espalhados por quatro continentes: Brasil (América); Portugal (Europa); Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe (África); e Timor-Leste (Ásia). Criada em 17 de julho de 1996, a CPLP é um fórum multilateral com personalidade jurídica e autonomia financeira para o aprofundamento da amizade mútua e para a cooperação entre os seus membros.

Seus objetivos gerais são a cooperação político-diplomática visando ao reforço da presença no cenário internacional dos seus estados membros; o intercâmbio na implementação de políticas públicas; e ainda a colaboração na promoção e difusão da língua portuguesa.

A CPLP tem como instâncias decisórias a Conferência de Chefes de Estado e de Governo, o Conselho de Ministros, o Comitê Permanente, o Secretariado Executivo, da qual Murade Murargy é o titular; as Reuniões Ministeriais Setoriais, a Reunião dos Pontos Focais da Cooperação e, por fim, o Instituto Internacional de Língua Portuguesa.