Hospital Odilon Behrens receberá homenagem por seus 70 anos

Referência em pronto atendimento, hospital será homenageado pela ALMG em Reunião Especial de Plenário.

19/08/2014 - 11:29

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima segunda-feira (25/8/14), às 14 horas, Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 70 anos do Hospital Odilon Behrens. O evento acontece por solicitação do deputado Anselmo José Domingos (PTC).

“O hospital é referência em Belo Horizonte e Minas Gerais, tanto pela qualidade dos serviços prestados como pela quantidade de pessoas atendidas diariamente. O pronto-socorro salva muitas vidas, justamente por ter um atendimento eficaz e capacitado”, justifica o parlamentar.

De 1944 a 1989, o atendimento no Hospital Odilon Behrens era restrito aos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. Mas a partir da década de 1990, o hospital foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Odilon Behrens dispõe de 481 leitos, distribuídos nos três andares e em suas duas unidades externas (Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida e Núcleo de Cirurgia Ambulatorial). Desse total, 100 leitos possuem equipamentos de terapia intensiva.

O pronto-socorro atende urgências clínicas e traumatológicas nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, odontologia e cirurgia (cirurgia geral e pediátrica, neurocirurgia, ortopedia, plástica, buco-maxilofacial, gineco-obstétrica), com um atendimento médio de 420 pacientes por dia.

A unidade ambulatorial presta atenção secundária em 35 especialidades médicas. Essa unidade, responsável pela Clínica de Reabilitação e pelos Centros de Especialidades Médicas das Regionais Pampulha e Noroeste, atende cerca de 350 pacientes por dia.

Os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis no Hospital Odilon Behrens são banco de sangue, análise clínica, radiologia, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, endoscopia digestiva e respiratória, ecocardiografia, hemodinâmica e anatomia patológica.