Parlamento mineiro vai homenagear o Hospital da Baleia

Solenidade em comemoração aos 70 anos da instituição será realizada na próxima segunda (25).

18/08/2014 - 19:09

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar na próxima segunda-feira (25/8/14), às 20 horas, no Plenário, Reunião Especial para homenagear a Fundação Benjamin Guimarães - Hospital da Baleia - pelos seus 70 anos. A solenidade foi solicitada pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

"Homenagear o Hospital da Baleia, uma verdadeira referência de cuidado com os nossos pacientes, é quase uma obrigação para esta Casa que diariamente mostra-se empenhada em legislar por uma saúde pública de qualidade e acessível a todos”, justifica o presidente Dinis Pinheiro. Para ele, é preciso ainda reconhecer o cunho filantrópico do Hospital da Baleia, “sinônimo de austeridade administrativa".

O hospital realiza anualmente mais de 500 mil procedimentos, sendo 85% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um hospital geral com 22 especialidades e referência em nefrologia, neurocirurgia, oncologia, ortopedia, pediatria e tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais. A instituição conta com cerca de 300 médicos em seu corpo clínico e mais de 1.200 colaboradores.

O hospital foi construído como parte da chamada cruzada mineira contra a tuberculose. Inicialmente a entidade atendia crianças carentes vítimas da doença. Desde 1982, o atendimento foi estendido também a adultos. A instituição foi viabilizada pelo industrial mineiro Benjamin Guimarães (1861-1948), que doou à entidade, na época, 20 milhões de cruzeiros. A área onde o hospital foi construído, na Zona Leste de Belo Horizonte, pertencia à antiga Fazenda da Baleia.