Sala de Imprensa analisa criação do Brics

Programa da TV Assembleia será exibido nesta quinta (31), às 23 horas.

31/07/2014 - 15:10

O programa Sala de Imprensa da TV Assembleia vai abordar, nesta quinta-feira (31/7/14), o tema Brics (grupo de países emergentes, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento econômico. Juntos, eles representam cerca de 40% da população do mundo e 25% do produto interno bruto global. O programa vai ao ar às 23 horas.

Assista aos últimos vídeos do Programa Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O Brasil sediou, neste ano, a VI Conferência de Cúpula do Brics, realizada em Fortaleza e Brasília, de 14 a 16 de julho. O evento foi marcado pelo anúncio da criação de um banco que vai financiar projetos de infraestrutura em países pobres e emergentes.

O programa discute a repercussão desse encontro e das decisões tomadas nele, como foi o surgimento e a trajetória dessa aliança até agora, o perfil dos países envolvidos e as características semelhantes e diferentes entre eles. Também são analisadas as relações diplomáticas e político-econômicas entre os membros, a evolução do papel do Brasil nesse grupo, o impacto e o potencial do Brics no mundo.

Foi convidado para analisar essas questões o doutor em Relações Internacionais e professor da PUC Minas, Leonardo Ramos. Também participam do programa os jornalistas Heraldo Leite, da agência Webmilk Comunicação Estratégica, e João Carlos Firpe Penna, economista e professor de jornalismo econômico da PUC Minas.

Reprises - O Sala de Imprensa será reprisado nesta sexta (1º/8), às 12 horas; no sábado (2), às 21 horas; e no domingo (3), às 18 horas.