Panorama destaca os desafios para manter a mente saudável

Especialistas vão apresentar dicas de exercícios que estimulam o cérebro e previnem o envelhecimento desse órgão.

28/07/2014 - 17:39

O programa Panorama, da TV Assembleia, debate, nesta terça-feira (29/7/14), as diferentes opções para garantir uma mente ativa e saudável. Atualmente, há grande preocupação com a saúde e a boa forma do corpo, mas poucos se lembram de exercitar um dos mais importantes órgãos do corpo: o cérebro, que também precisa de estímulos para se manter ativo e funcional. Estudos recentes revelam que a capacidade cognitiva do homem começa a declinar antes dos 30 anos, mas é possível reduzir os efeitos desse envelhecimento com alguns cuidados. O programa vai ao ar às 8h30, com reprise às 19 horas e a 1 hora da manhã da quarta (30).

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Vão participar do programa a neurocientista e neuropsicóloga Juliana Mendes, coordenadora da Supera Escola de Ginástica Cerebral, e a neurologista, com atuação em neurogeriatria, Helga Sartori. Elas vão explicar como é possível prevenir doenças degenerativas com cuidados específicos para o cérebro.

O cérebro é composto por células nervosas, que necessitam de estímulos elétricos e sensoriais para que o órgão continue ativo e funcional. Pesquisas indicam que se esses neurônios são destruídos por falta de utilização, não são regenerados e, com o tempo, o sistema nervoso pode sofrer degeneração.

Exercícios para manter a mente ativa podem prevenir esse envelhecimento, como leitura, jogos de raciocínios, palavras cruzadas, experiências fora da rotina e atividades que estimulem a criatividade. Além disso, uma alimentação balanceada - com ômega-3, vitamina B e antioxidantes -, exercícios físicos, práticas de relaxamento e um sono tranquilo, também colaboram para a saúde mental.