Panorama debate problemas mais comuns que afetam a visão

Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta quarta-feira (23), às 8h30.

21/07/2014 - 15:17

O programa Panorama da TV Assembleia desta quarta-feira (23/7/14) aborda os problemas mais comuns que afetam a visão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% dos casos de cegueira sejam causados por doenças tratáveis, como catarata e glaucoma. O programa vai ao ar às 8h30 e terá reprise às 19 horas e a 1 hora da manhã desta quinta (24).

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O programa recebe os médicos oftalmologistas Joel Boteon, que também é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Galton Vasconcelos, chefe do Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo.

Galton Vasconcelos explica os cuidados que se deve ter com a saúde ocular, desde o nascimento, e mostra os principais tratamentos indicados a crianças com baixa visão. Já o professor Joel Boteon alerta para a necessidade de proteção dos olhos a raios solares e à tela de computadores, alguns dos fatores que podem desencadear ou agravar deficiências visuais. Os especialistas falam, ainda, de tratamentos e cirurgias, inclusive disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).