Antonio Carlos de Magalhães executará obras do século XVIII transcritas para o cravo

banner barroco

Série de recitais de cravo chega ao Sul de Minas

Iniciativa da ALMG reúne várias ações culturais de valorização do Barroco mineiro e de seu ícone, o artista Aleijadinho.

21/07/2014 - 14:50

A cidade de Caxambu, no Sul de Minas, recebe, neste sábado (26/7/14), a série de recitais itinerantes Concertos comentados de cravo – nosso Barroco mineiro. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e reúne diversas ações culturais de valorização do artista Aleijadinho, ícone do Barroco. O evento será realizado às 20 horas, no Salão de Convenções do Hotel Glória (Avenida Camilo Soares, 590).

Cidades de todas as macrorregiões do Estado terão a oportunidade de assistir ao evento, que integra a Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho e tem a parceria da Comissão OAB Cultural – Seção Minas. A abertura das apresentações foi em Diamantina (Região Central do Estado), no último sábado (19).

O repertório dos concertos inclui obras de compositores do Barroco mineiro, como Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha e Lobo de Mesquita. Nos recitais, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executa obras sacras e profanas do século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico e genuíno desse período.

Programação – Os próximos concertos serão em Nova Era (Região Central do Estado), em 13 de agosto, Teófilo Otoni (Mucuri), dia 15 de agosto, Ipatinga (Rio Doce), em 17 de agosto, e, ainda sem data confirmada, em Ouro Preto (Região Central do Estado), Paracatu (Noroeste do Estado), Montes Claros (Norte de Minas), Oliveira (Centro-Oeste do Estado), São João del-Rei (Região Central do Estado), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo mineiro), Sabará (RMBH) e Curvelo (Região Central do Estado). A entrada para todos os eventos é gratuita.