Começam as plenárias municipais do Parlamento Jovem 2014

Até 1º de agosto, participantes do projeto farão propostas sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida.

18/07/2014 - 15:58 - Atualizado em 21/07/2014 - 19:33

As plenárias municipais do Parlamento Jovem de Minas, em 2014, já tiveram início e serão realizadas até 1º de agosto. Este ano, serão 27 cidades participantes, envolvendo um total de 80 escolas públicas e 32 particulares. Os estudantes vão elaborar, priorizar e votar propostas referentes ao tema Envelhecimento e Qualidade de Vida, escolhido para a atual edição do projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Durante todo o primeiro semestre, jovens alunos do interior de Minas Gerais participaram de oficinas e discussões sobre o tema. As atividades incluíram visitas a casas de repouso, eventos envolvendo idosos e até projetos de lei encaminhados em algumas câmaras municipais.

O projeto, que tem entre os seus objetivos ajudar na formação política dos jovens, tem uma novidade este ano: as plenárias regionais, que ocorrerão de 1º a 12/9. Depois de consolidadas as propostas municipais, elas serão discutidas e organizadas regionalmente para depois serem levadas à plenária estadual, marcada para os dias 29, 30 e 31/10, em Belo Horizonte. A nova fase foi criada para ampliar o número de municípios participantes sem que isso comprometesse a qualidade do trabalho.

Destinado a estudantes dos ensinos médio e superior, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação política desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.