O projeto foi aprovado na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em 1º turno

Deputados aprovam projeto que regulamenta uso de jalecos

Profissionais de saúde não poderão utilizar uniformes fora das dependências hospitalares.

15/07/2014 - 18:01

Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (15/7/14), foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 65/11, do deputado Fred Costa (PEN), que tem o objetivo de vedar a utilização de jalecos e uniformes hospitalares fora das dependências das unidades de saúde.

O projeto foi aprovado na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em 1º turno. Assim, ele altera o Código de Saúde de Minas Gerais (Lei 13.317, de 1999), de modo a obrigar os estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária a zelar pelo uso adequado das vestimentas de biossegurança e equipamentos de proteção individual, que não poderão ser utilizados pelos funcionários fora do local de trabalho.

Dislexia - Também foi aprovado em 2º turno o PL 1.635/11, do deputado Anselmo José Domingos (PTC), que originalmente cria o programa estadual de identificação e tratamento da dislexia nas escolas estaduais.

O projeto foi aprovado na forma do vencido em 1º turno, de modo a alterar a Lei 16.683, de 2007, que trata das ações de acompanhamento social nas escolas estaduais. Assim, essas ações passam a compreender também a identificação de alunos cujo desempenho escolar abaixo do esperado justifique o seu encaminhamento aos órgãos de saúde para diagnóstico de possíveis disfunções relacionadas a distúrbios de aprendizagem ou a déficits auditivos ou visuais.

Projeto garante cirurgia reconstrutiva de mama

Em 1º turno, foi aprovado o PL 2.710/11, do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que originalmente institui o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, segundo o qual as unidades de saúde pública e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) deverão realizar a cirurgia reconstrutiva de mama imediatamente após a mastectomia para tratamento de câncer.

Caso seja impossível fazer a reconstrução imediata da mama, o médico responsável deverá indicar no prontuário as razões técnicas que impossibilitaram a sua realização. Na forma em que foi aprovado, o PL 2.710/11 também garante o acesso à cirurgia reconstrutiva assim que a paciente alcançar as condições clínicas necessárias.

A proposição retorna agora à Comissão de Saúde, para análise de 2º turno.

Epilepsia - Em turno único, foi aprovado o PL 4.988/14, do deputado Fred Costa, que cria o Dia de Conscientização sobre a Epilepsia, a ser comemorado em 9 de setembro.

O PL 4.988/14 também foi aprovado em redação final na mesma reunião, assim como os PLs 1.635/11e 65/11.

Consulte o resultado da reunião.