Alienação parental é tema do Panorama na terça-feira (15)

No programa da TV Assembleia, especialistas discutem comportamento de vingança de pai ou mãe em processos de separação.

11/07/2014 - 14:42

O Panorama desta terça-feira (15/7/14) aborda a alienação parental, comportamento de vingança de um contra outro companheiro em separações com filhos. Para discutir o tema, o programa da TV Assembleia convidou Antônio Marcos Nohmi, professor de Direito da Faculdade Fumec e diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família, e Sônia Henriques, psicanalista membro do Aleph/Escola de psicanálise, também advogada. O Panorama estreia às 8h30h, com reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.

O programa mostra questões legais e consequências socioemocionais que esse tipo de situação provoca, especialmente em crianças e adolescentes. Os especialistas analisam casos em que uma separação marcada por tensões resulta em mentiras, difamações ou omissões de datas e eventos importantes para os filhos, e indicam caminhos para uma convivência mais harmoniosa, sem prejuízos aos pequenos.

Resíduos sólidos – Na quinta-feira (17), o Panorama discute a rede de responsabilidade em torno da grande quantidade de lixo que produzimos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro gera, diariamente, em torno de um quilo de lixo. O programa recebe Jacqueline Rutkowski, que é doutora em Engenharia de Produção e consultora na área de Sustentabilidade, e Francisco Pinto da Fonseca, gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). 

Entre os temas abordados, está a previsão do fim dos lixões, em agosto de 2014, além da necessidade de instalação de aterros sanitários para receber somente o lixo que não puder ser reaproveitado de forma alguma.

O representante da Feam mostra o mapa do lixo em Minas e esclarece como funciona o programa do Governo de Minas de apoio aos municípios para a gestão correta dos resíduos. Ele alerta, no entanto, que a preocupação não deve ser só com a destinação correta, mas, também, com a menor geração de lixo.

Segundo a pesquisadora, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu prazos, mas vários conceitos, como o fim dos lixões, já constavam em outras legislações. Jacqueline alerta para o conceito de compartilhamento de responsabilidades e mostra ações que o cidadão pode exigir do poder público e do meio produtivo.

Reprises - O programa vai ao ar às 8h30, com reprise às 19 horas e à 1 hora da manhã.