Assembleia Debate discute participação política dos jovens

Programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira (9), às 21 horas, na TV Assembleia.

09/07/2014 - 12:25

O Assembleia Debate desta quarta-feira (9/7/14), às 21 horas, discutirá a participação política dos jovens, que representam um quarto da população do Brasil. São 51,3 milhões de pessoas que têm entre 15 e 29 anos de idade, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O programa analisa como essa parcela da sociedade se interessa pelo processo democrático e se envolve com o contexto político onde vive.

Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Uma pesquisa da Secretaria Nacional da Juventude, divulgada no ano passado, revelou que 91% dos jovens acreditam que eles podem mudar o mundo e 54% consideram a política muito importante. O estudo também mostrou que a juventude valoriza diferentes formas de atuação política que vão além das eleições, como mobilizações de rua, em associações ou pela internet.

Dentre as questões debatidas no programa, estão as formas e os espaços de participação, os motivos que levam o jovem a esse envolvimento e como anda o estímulo para ir às urnas, principalmente entre quem tem menos de 18 anos e pode votar. O Assembleia Debate avalia ainda o papel da juventude nas manifestações que têm ocorrido no Brasil, a maneira como os jovens se organizam nesses protestos e a importância de políticas públicas voltadas para esse grupo.

Os convidados são o professor da PUC Minas e diretor do Instituto Ver, Malco Camargos; a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz; o membro do Vicariato Social e Político da Arquidiocese de Belo Horizonte, Frederico Santana; e a professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eleonora Schettini Martins Cunha.

Reprises - O Assembleia Debate será reprisado nesta quinta-feira (10), ao meio-dia; na sexta-feira (11), às 21 horas; no sábado (12), às 22h30; no domingo (13), às 13 horas; e na segunda-feira (14), às 23 horas.