A comenda, criada em 1995, é concedida anualmente na data de nascimento de Juscelino Kubitschek

Cerimônia noturna vai marcar entrega da Medalha JK

Solenidade vai agraciar cerca de 100 personalidades, no dia 12 de setembro, em Diamantina.

03/07/2014 - 11:34

Representantes do Conselho da Medalha Juscelino Kubitschek se reuniram nesta quinta-feira (3/7/14), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para definir detalhes sobre entrega da Medalha JK, em Diamantina (Vale do Jequitinhonha). A solenidade, este ano, vai agraciar cerca de 100 personalidades e vai acontecer no dia 12 de setembro, à noite, em local a ser definido.

O deputado Ivair Nogueira (PMDB), que na reunião representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), falou sobre a importância da homenagem concedida pela medalha e lembrou da relevância do ex-presidente JK como o estadista que trouxe o progresso para o País.

A medalha JK, dividida nas categorias Grande Medalha e Medalha de Honra, foi criada em 1995 pela Lei 11.902, e é entregue a personalidades e instituições dos setores político, econômico, social e cultural do Estado que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. A comenda é concedida anualmente na data de nascimento de Juscelino Kubitschek, que nasceu em 1902.

De acordo com o chefe de cerimonial do Governo, Marcos Sampaio, o Conselho da Medalha é composto por representantes da ALMG, Tribunal de Justiça, prefeitura de Diamantina, Casa de Juscelino, Instituto JK e da família do ex-presidente. Cada um dos seis conselheiros terá o direito de indicar até dez pessoas para serem agraciadas, sendo que o restante das indicações será feita pelo Governador do Estado, que também é membro do Conselho da Medalha.

De acordo com Sampaio, este ano, por recomendação do governador, nenhum candidato a cargo eletivo deverá ser indicado para receber a comenda, em virtude das eleições que acontecerão em outubro.

A cerimônia, que ainda não tem local definido, deve acontecer na Praça JK, na Praça do Mercado ou no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, onde foi realizada no ano passado.