Intervenção na via de acesso que separa a Praça Carlos Chagas da ALMG e que será incorporada à praça; o local será esplanada para eventos culturais

Requalificação da Praça da Assembleia trará benefícios a BH

Isolamento do espaço é necessário para continuidade das obras, que devem ser concluídas em nove meses.

03/07/2014 - 18:35

Ampliação de espaço para lazer e atividades culturais, novos equipamentos de ginástica e brinquedos para as crianças, mais infraestrutura com melhor acessibilidade. Os belo-horizontinos terão a Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, muito mais completa a partir de março de 2015, que é o prazo para o término das intervenções para requalificação e revitalização do espaço.

As obras tiveram início no dia 2 de junho. Nos próximos dias será concluído o fechamento da praça, com a instalação de tapumes para isolar a área compreendida entre a Avenida Olegário Maciel e a casa paroquial, a exemplo do que já foi feito entre a via de acesso, que liga as ruas Martim Carvalho e Rodrigues Caldas, e a casa paroquial. A interdição total da praça é necessária para a execução dos serviços.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), durante a obra será garantida a circulação de pedestres ao longo de todo o quarteirão. Será mantido o acesso à Igreja de Nossa Senhora de Fátima por dois caminhos: um pela entrada da igreja, no lado do Colégio Pandiá Calógeras; e outro pelo lado do Banco Central.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é responsável pelo financiamento do projeto, e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Sudecap, pela execução das obras. A requalificação da praça compõe o conjunto de ações do projeto Assembleia de Todos, que faz parte do Direcionamento Estratégico da ALMG.

Dentre as melhorias previstas no novo projeto, estão a criação de um playground para crianças de 8 a 12 anos, bem como a reforma do playground infantil existente e da área de ginástica, que ganharão, respectivamente, novos brinquedos e equipamentos. A praça, que já abriga obras de valor artístico-cultural, receberá ainda duas novas fontes de água e um painel projetado por Burle Marx.

Haverá também nova iluminação, com mais segurança para quem frequenta o local. Está prevista ainda nova área de convivência perto da igreja. “A via de acesso que separa a Praça Carlos Chagas da ALMG será incorporada à praça. Com essa integração, a Capital ganha uma esplanada para eventos culturais”, diz o gerente-geral de Suporte Logístico da ALMG, Marcelo Silveira Júnior.

A requalificação tornará a praça acessível a pessoas com deficiência, com aparelhos de ginástica, banheiro e mesa de xadrez adaptados. Também está planejada a instalação de banheiros e bebedouros, corrimãos na escadaria e faixas de pedestre elevadas nas travessias mais movimentadas. O projeto de requalificação busca retratar o resultado de uma pesquisa realizada em junho de 2011, que coletou cerca de 6 mil sugestões dos frequentadores da praça e dos moradores do bairro Santo Agostinho.

As características originais da praça serão preservadas, uma vez que foram tombadas como patrimônio histórico. Os projetos complementares referem-se a iluminação, sinalização, drenagem, parte hidráulica e elétrica, entre outros aspectos.

A Praça da Assembleia tem 33.700 m² e ocupa ampla área do bairro Santo Agostinho, entre a Avenida Olegário Maciel e as Ruas Rodrigues Caldas e Martim de Carvalho, onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro. É cercada por jardins projetados por Burle Marx e, no centro dela, está a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Confira outras opções de lazer nas proximidades da Praça da Assembleia

Onde?

O que tem?

Parque Rosinha Cadar: Rua Rodrigues Caldas, 315 - Santo Agostinho

Espaço livre, brinquedos, área verde, tanque com peixes, aparelhos de ginástica, mesas de jogos.

Praça Marília de Dirceu: entre as Ruas Curitiba, Felipe dos Santos e Marília de Dirceu - Lourdes

Banco de areia cercado, áreas com sombras, mesas de jogos, brinquedos, coreto.

Praça Professor Godoy Betônico: entre as Ruas Conde Linhares, Bernardo Mascarenhas e Tenente Renato César - Cidade Jardim

Fonte de água, espaço livre, brinquedos, esculturas, aparelhos de ginástica.

Praça da Liberdade: Avenida João Pinheiro - Funcionários

Espaço livre, exibições artísticas, coreto, área verde, fontes de água. No entorno fica o circuito cultural, com museus, prédios históricos e biblioteca pública.

Praça Raul Soares: na confluência das Avenidas Olegário Maciel, Augusto de Lima, Amazonas e Bias Fortes - Centro

Espaço livre, bancos, área verde, chafariz.

Fonte: Blog Na pracinha e Wikipedia