Uso de resíduos na produção de tapetes é tema de audiência

Deputados vão a Resende Costa avaliar a utilização de resíduos têxteis que tem sido contestada pelo Inmetro.

27/06/2014 - 17:05

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao município de Resende Costa (Região Central do Estado) nesta quinta-feira (3/7/14), às 9h30, para realizar uma audiência pública. A finalidade da reunião, solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), é debater com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), problemas com a utilização do resíduo têxtil na produção de tapetes, na cidade. O encontro será no Centro Pastoral Paroquial (CPP), na Praça Cônego Cardoso, s/nº, no Centro.

De acordo com o deputado, o artesanato é uma das principais atividades que movimentam a economia em Resende Costa e região. Segundo sua justificativa no requerimento, embora a utilização dos resíduos já esteja regulamentada, o órgão de fiscalização não tem aceitado seu uso na produção de tapetes na cidade.

"Por isso, precisamos garantir aos artesãos a oportunidade de renda, com segurança, legalidade e, sobretudo, com o apoio da cultura regional e histórica do município. E para que tudo isso seja possível, é necessária a utilização do resíduo têxtil na produção dos tapetes", explica Wander Borges.

Convidados - Foram convidados para participar da audiência pública, o prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes de Resende; o presidente da Câmara Municipal, José Gouvêa Filho; o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada; a diretora da qualidade do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Adriane Lacerda Barbato; o presidente da Associação das Empresas e do Turismo de Resende Costa, Valnei Diego de Sousa e o presidente da Associação dos Artesãos de Resende Costa, Terezinha das Graças Ribeiro.