Concessão de rodovias será debatida em audiência pública

Reunião, na próxima quarta-feira (25), é promovida pela Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas.

18/06/2014 - 16:12

Com a finalidade de apresentar os planos e projetos da concessão das rodovias BRs 060, 153 e 262 e DF/60/MG pela Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil (Concebras), a Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, na quarta-feira (25/6/14), às 10 horas, no Plenarinho II. O autor do requerimento é o deputado Anselmo José Domingos (PTC).

Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que a concessão da Rodovia BR-060-153-262 DF/GO/MG vai gerar investimentos na ordem de R$ 7,15 bilhões ao longo de 30 anos. A extensão do lote é de 1.176,50 quilômetros, que vão de Brasília (DF) até Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de 630,2 km da BR-060 e da BR-153, desde o entroncamento com a BR 251/DF até a divisa do Estado de Minas Gerais com o de São Paulo, somados a 546,3 quilômetros da BR-262, que vão do entroncamento com a BR-153/MG ao entroncamento com a BR 381/MG.

Segundo o deputado, a concessionária deverá duplicar 647,8 quilômetros nas rodovias BR-153/MG (do entroncamento com a BR-365/MG até a divisa MG/SP) e BR-262/MG (do entroncamento com a BR-153 até Nova Serrana). Os outros 528,7 quilômetros concedidos já estão duplicados.

O Programa de Exploração Rodoviária também define nos cinco primeiros anos a implantação de 84 interseções, 38 passarelas, 11 melhorias em acesso, além de 36,5 quilômetros de vias marginais em travessias urbanas, observa o autor do requerimento, lembrando ainda que os investimentos dos cinco primeiros anos, incluindo as duplicações, deverão chegar a R$ 3,98 bilhões.

Até o final da concessão, também deverão ser implantadas outras 16 interseções, seis passarelas, duas melhorias em acesso, além de seis quilômetros de vias marginais e um contorno de 30 quilômetros em Goiânia (GO).

Na opinião do parlamentar, a concessão da rodovia pode gerar vários benefícios para Minas Gerais, entre eles, praticamente dobrar a eficiência dos caminhões que transportam carga no Estado. “Hoje, com as rodovias em más condições, a velocidade média dos caminhões em Minas é de 35 quilômetros por hora (km/h). Com as melhorias previstas para as rodovias concedidas, a expectativa é a de que a velocidade média salte para 65 km/h sobretudo com uma maior segurança”, diz ele. Além disso, prevê, ocorrerá também redução no custo de manutenção dos veículos, principalmente pneus e suspensão.

Convidados – Foram convidados a participar da reunião o coordenador de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres - Unidade Regional de Minas Gerais, Cláudio Renê Valadares Lobato; e o diretor-presidente da Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil (Concebras), Odenir José Sanches.