O trabalho de regularização estava previsto no Direcionamento Estratégico da ALMG - Arquivo/ALMG

TV Assembleia tem mais 23 retransmissoras autorizadas

Expectativa é que o Ministério das Comunicações publique outras 200 autorizações nas próximas semanas.

15/05/2014 - 11:33 - Atualizado em 15/05/2014 - 16:05

A TV Assembleia recebeu, na última semana, uma autorização do Ministério das Comunicações para o funcionamento de 23 retransmissoras no interior do Estado. Essas autorizações são decorrentes da regularização das atuais retransmissoras do canal, que passaram por um processo de análise no ministério. “Estamos na expectativa de que mais 40 autorizações sejam publicadas nos próximos dias e cerca de 200 nas próximas semanas”, revela o diretor-geral de Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Rodrigo Barreto de Lucena.

O diretor explica que essas autorizações foram possíveis graças à outorga que a TV Assembleia recebeu do Ministério das Comunicações, em 2011, para ser um canal gerador de televisão em Belo Horizonte, o que permitiu à emissora retransmitir o sinal no interior de Minas. Para conseguir a autorização, é preciso elaborar um projeto técnico para cada cidade e enviar à análise do Ministério, podendo ser aprovado ou não.

“A Anatel, nos últimos dois anos, aumentou a fiscalização aos sistemas de retransmissão no Estado. Diante disso, o Ministério criou um grupo de técnicos encarregados exclusivamente de analisar os projetos referentes às retransmissoras de Minas Gerais. A criação desta 'força-tarefa' nos obrigou a concentrar esforços na elaboração de mais de 200 projetos técnicos de instalação de TV. Um trabalho exaustivo que demandou a vistoria local dos equipamentos, num roteiro de mais de 20 mil quilômetros percorridos pelos técnicos Davidson Araújo dos Reis e Flávio Moreira Ferreira, servidores da ALMG", lembra Lucena.

O diretor Rodrigo destaca, ainda, que as atividades da força-tarefa encerram o processo de regularização dos canais no sistema analógico de televisão em Minas Gerais, uma vez que o Ministério passará a autorizar apenas canais do sistema digital. Até 2018, esse sistema substituirá o analógico, que será apagado em todo o País, segundo cronograma do Ministério das Comunicações. O trabalho de regularização das retransmissoras estava previsto no projeto de modernização da TV Assembleia, integrante do Direcionamento Estratégico da ALMG.

Confira a relação das cidades onde a TV Assembleia foi autorizada a funcionar e os respectivos canais:

MUNICÍPIO CANAL A SER UTILIZADO
Lajinha 46
Paraopeba 18
Pirapora 40
Alfenas  50
Araçuaí 20
Corinto 46
Crucilândia 41
Ervália 17
Francisco Sá 26
Guanhães 34
Iapu 35
Ipiaçu 40
Itabira 38
Jaíba 26
Minas Novas 13
Pains 14
Piunhí 16
Planura 44
Rio Paranaíba 24
Santa Juliana 17
São João Evangelista 25
Várzea da Palma 23
Vazante  26