Deputados visitaram o aeroporto e, na parte da tarde, discutiram na ALMG a situação que constataram
Parlamentares se mostraram decepcionados com o andamento das obras

Obras no Aeroporto de Confins não ficam prontas até a Copa

Infraero responsabiliza fornecedores por atraso nas obras constatado por deputados nesta terça-feira (6).

06/05/2014 - 14:21 - Atualizado em 06/05/2014 - 17:19

O superintendente regional da Infraero, Silvério Gonçalves, afirmou que, daquilo que será possível concluir antes do início da Copa do Mundo, já estão finalizadas 88% das obras no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A conclusão total das reformas de modernização do terminal, no entanto, depende das empresas responsáveis pela realização das obras, segundo ele. As informações foram dadas aos deputados da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em visita realizada ao aeroporto nesta terça-feira (6/5/14), a requerimento do deputado Fred Costa (PEN).

Ainda muito afetado pelas obras, o aeroporto não tem concluídas melhorias previstas nos elevadores, nas vias de acesso e na estrutura geral do terminal. Silvério Gonçalves explicou, também, que o objetivo no momento é minimizar ao máximo os transtornos e o desconforto gerados pelas obras aos turistas que virão a Belo Horizonte para os jogos do Mundial. “Estamos trabalhando para liberar os cinco acessos do aeroporto, assim como o saguão. Hoje a condição é crítica, mas estamos empenhados para que a aparência seja de ausência de obras ainda no final do mês de maio”, disse.

Aos deputados, durante a visita, o superintendente da Infraero atribuiu os atrasos a problemas com fornecedores e outros parceiros. “O que estava previsto não será cumprido, tendo em vista que as dificuldades são sistêmicas e, muitas vezes, fogem à nossa vontade”, ponderou.

Já a superintendente do terminal, Maria Edwirges Madeira, afirmou que, para a Copa do Mundo, serão concluídas a implantação e operacionalização de cinco elevadores, dos oito previstos; quatro escadas rolantes e uma nova praça de alimentação, batizada de “Fun Zone”. “Será um espaço de acolhimento dos turistas, em especial os que irão passar muitas horas no aeroporto. Ali teremos vista panorâmica, restaurantes e acesso gratuito à internet. Acho que as pessoas terão uma visão positiva do terminal”, salientou.

Frustração - O presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB), se disse frustrado com o andamento das obras. Segundo ele, o mais preocupante são as questões ligadas à acessibilidade, e a ideia é fiscalizar o que vem sendo feito para minimizar os transtornos para os turistas e usuários do terminal. “A Copa foi definida há sete anos. Havia tempo para que as obras fossem concluídas. Infelizmente isso não aconteceu, e temos que encontrar caminhos para que a situação não seja tão prejudicial para as pessoas”, destacou.

Comissão deve fazer nova visita em junho

Os deputados da Comissão de Esporte voltaram a discutir, à tarde, em audiência pública na ALMG, os atrasos nas obras no Aeroporto de Confins. Como a visita ao terminal realizada pela manhã, o debate aconteceu atendendo a requerimento do deputado Fred Costa. Logo na abertura, o parlamentar lembrou que a comissão monitorou as obras a cada seis meses, mas a conclusão desse trabalho foi decepcionante. Ele apresentará requerimento para uma nova visita ao terminal no início de junho.

“Chegou a Copa e o que foi prometido não foi entregue em tempo hábil. Pelo que vimos hoje cedo, a previsão é de muito trabalho nos próximos dias, mesmo assim apenas para um efeito paliativo. Entendo as dificuldades envolvidas, mas, lamentavelmente, como cidadão, não gostaria de estar discutindo isso aqui hoje”, lamentou o deputado Fred Costa. “Se a nossa esperança era recuperar anos de atraso com a Copa, fomos todos frustrados”, completou.

Na mesma linha, o deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) avaliou que não é mais possível contar com obras para a Copa. “Teremos avanços pois, afinal de contas, o aeroporto representa muito mais do que um evento esportivo. Vale lembrar que talvez as obras não estivessem acontecendo se não fosse o fato de a Copa ser realizada no Brasil”, ponderou.

Projeto original de reforma foi desmembrado

Durante a audiência, vários executivos da Infraero se revezaram durante a apresentação dos planos de reforma do aeroporto pelo superintendente de Empreendimentos Sul e Sudeste da empresa, Marcelo Raggi Pacheco. Ele esclareceu que, devido aos atrasos nas obras, o projeto original de reforma foi desmembrado no chamado “Escopo Copa”, que na prática é aquilo que será possível concluir até o final deste mês, antes do início do Mundial, no dia 12 de junho.

A reforma tem quatro grandes eixos e três deles sofreram essa adaptação. Entre as intervenções que ficaram para depois da Copa está, por exemplo, a ampliação da pista de pousos e decolagens em mais 600 metros. A previsão é de que todas as intervenções previstas, ainda na metade do cronograma geral, sejam concluídas até o final do ano.

Silvério Gonçalves reconheceu novamente a “má impressão” deixada pelas obras no aeroporto. “Tivemos muitas dificuldades desde o princípio. Obviamente, o prazo previsto de conclusão era anterior à Copa, mas tivemos muitos imprevistos, até a rescisão de contrato, que provocaram atrasos em cadeia. Por isso tivemos que traçar um plano para a Copa, mas tudo tudo o que está acontecendo vem para melhor”, afirmou.

No encerramento do debate, Maria Edwirges Madeira garantiu que, durante a Copa, os usuários não perceberão nenhum transtorno relacionado às obras. Ela chamou a atenção para a ampliação da sala de embarque doméstico, que já foi ampliada em relação à semana passada graças à retirada de um isolamento, e adiantou que novas melhorias serão sentidas gradativamente até o final do mês.

Consulte o resultado da reunião.