A emissora foi fundada durante o governo Vargas e tem hoje abrangência em 150 cidades do País

Rádio Muriaé é homenageada na Assembleia

Reunião Especial de Plenário celebrou os 70 anos da emissora da Zona da Mata nesta segunda-feira (5).

05/05/2014 - 20:55 - Atualizado em 06/05/2014 - 14:06

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comemorou, por meio de Reunião Especial de Plenário, os 70 anos de fundação da Rádio Muriaé. A solenidade, realizada na noite desta segunda-feira (5/5/14), atendeu a requerimento do deputado Braulio Braz (PTB) e contou, ainda, com a presença de autoridades do município e outros parlamentares.

Em seu discurso, o deputado Braulio Braz destacou que a rádio foi fundada na “Época de Ouro” do rádio brasileiro e representa a vanguarda da radiodifusão no Estado e no País. Ao lembrar que a emissora tem, hoje, abrangência em 150 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ele valorizou a seriedade de seus proprietários em defesa dos interesses da região. “A Rádio Muriaé escuta e dá voz ao povo. Muitas gerações nasceram e cresceram ouvindo-a”, disse. “A emissora é modelo como elemento de informação, entretenimento e cultura. Está em todos os rincões e desempenha com responsabilidade e credibilidade seu papel como meio de comunicação”, concluiu.

O diretor da Rádio Muriaé, Paulo Roberto Barros Silva, relembrou a trajetória da empresa em seus 70 anos de atuação na Zona da Mata, ao destacar o espírito inovador e a coragem empreendedora de seus fundadores.

Ele destacou o compromisso com a verdade e a garantia da melhor informação como os pilares da rádio, independentemente das sempre existentes barreiras de cerceamento do trabalho e das turbulências no mercado da radiodifusão. “Estamos consolidando a terceira geração dos nossos negócios, com a certeza de que os princípios e valores que defendemos continuarão a ser preservados”, afirmou. “Reafirmo, aqui, o compromisso de contribuir para o direito à cidadania e à informação de qualidade, assim como para o desenvolvimento de nosso Estado e do País”, completou.

O deputado Lafayette de Andrada (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), lembrou que a fundação da rádio deu à cidade seu mais importante meio de comunicação, no período que marcava o final do primeiro governo Vargas, que deu impulso à expansão da radiodifusão. “A inauguração da emissora ficou gravada na memória da população, pois foram levados a Muriaé grandes artistas da Rádio Tupi, entre eles Ataulfo Alves e Linda Batista, que o País inteiro reverenciava”, disse.

O parlamentar lembrou, ainda, que o caráter cosmopolita e a vocação cultural dos muriaeenses já se manifestava naquela época. Com o passar dos anos, ainda segundo ele, cada casa ganhou seu aparelho de rádio, e esse meio de comunicação, mesmo sem o recurso da imagem, resistiu à televisão. Tudo isso graças aos aparelhos portáteis e à pilha, que permitiram que as pessoas pudessem se deslocar por diversos ambientes para ouvir música ou acompanhar as notícias, como lembrou o deputado.

“Atuando firmemente no dia a dia dos habitantes da Zona da Mata, formando opinião e dando voz ao ouvinte, a emissora, priorizando em seus programas a competência e a criatividade, além da constante atualização técnica, é fonte de orgulho para Minas Gerais”, finalizou.

História – A ZYD2, hoje conhecida como Rádio Muriaé, foi uma das primeiras emissoras do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1943, no período da Segunda Guerra Mundial, por José Teodoro Pires Jr., Olavo Tostes, Murilo Andrade, Gilberto Andrade e Geraldo Starling. Em 1952, o grupo se uniu à equipe do atual proprietário, Paulo Roberto Barros Silva, que deu início ao processo de profissionalização da emissora.