Osvaldo Maki (centro) representou Daisaku Ikeda e recebeu placa alusiva à homenagem das mãos dos deputados Ivair Nogueira e João Vítor Xavier

ALMG homenageia o filósofo japonês Daisaku Ikeda

Presidente da ONG Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda é também poeta, educador e fotógrafo.

25/04/2014 - 20:24

Em Reunião Especial no Plenário nesta sexta-feira (25/4/14), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou o filósofo japonês Daisaku Ikeda, presidente da organização não-governamental (ONG) Soka Gakkai Internacional e membro da Academia Brasileira de Letras. A cerimônia ocorreu a pedido do deputado João Vítor Xavier (PSDB).

Para o parlamentar, Daisaku Ikeda é um “grande humanista”. Ele disse que o filósofo contribui para o desenvolvimento de um mundo melhor, “uma vez que coloca a própria vida à disposição do bem coletivo, da inclusão social e da construção da paz”. Segundo o deputado, a homenagem também se estende à Soka Gakkai. “A organização trabalha com amor e empenho para o desenvolvimento do ser humano”, pontuou. Em sua opinião, “a ONG carrega consigo toda experiência do povo oriental”.

O vice-presidente da Soka Gakkai, Osvaldo Maki, esteve presente na reunião, representando o homenageado. “Tenho a satisfação de agradecer a Assembleia, em nome de Daisaku Ikeda, pelo distinto reconhecimento”, disse. Sobre a ONG, ele disse se tratar de uma instituição que trabalha pela paz. “Prometemos continuar trabalhando sempre com dinamismo e coragem para realizar os ideais que norteiam nossa causa”, ressaltou.

Embate contra a desunião – O 1º-vice-presidente da Assembleia, deputado Ivair Nogueira (PMDB), representou o presidente, deputado Dinis Pinheiro (PP), e disse que Daisaku Ikeda é um defensor da coexistência pacífica entre os povos. “Ele transformou sua vida em um embate contra a desunião e a hostilidade”, salientou. “A Soka Gakkai e seu presidente vêm sendo efetivos propagadores da esperança, perante os desafios da pobreza, da degradação ambiental, dos conflitos e das violências que persistem no mundo atual", continuou.

Durante a reunião, os deputados Ivair Nogueira e João Vítor Xavier entregaram ao vice-presidente da Soka Gakkai uma placa alusiva à homenagem. Também compuseram a mesa o vereador de Belo Horizonte Silvinho Rezende; a coordenadora da Divisão Feminina da Região Centro-Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Ilka Haro; e o coordenador da Região Centro-Sul da RMBH, Elton Silva.

Humanista japonês possui mais de 330 títulos de doutor honoris causa

Daisaku Ikeda é budista, filósofo, poeta, educador e fotógrafo. Com 86 anos, o humanista japonês possui mais de 330 títulos de doutor honoris causa em instituições acadêmicas de vários países. Ele também ocupa, desde 1993, a cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras como sócio correspondente da instituição, honraria já dispensada a intelectuais, filósofos e escritores como Émile Zola, Henrik Ibsen e André Malraux.

O humanista é presidente da Soka Gakkai Internacional, organização criada em 1930 no Japão, cujo objetivo é valorizar a vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. A ONG criou o projeto “Pedagogia para a Criação de Valores”, baseado na premissa de que toda criança tem de ser feliz na escola.

Desde 1981, a instituição foi oficializada como ONG de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e no Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (UNDPI). Em 1989, passou a integrar a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Soka Gakkai hoje possui mais de 12 milhões de membros em quase 200 países.