Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência foi realizada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Medalha da Inconfidência é entregue em Ouro Preto

Presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, participa das homenagens. Três deputados estaduais são condecorados.

21/04/2014 - 21:16

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), foi um dos responsáveis por condecorar os homenageados que receberam a Medalha da Inconfidência nesta segunda-feira (21/4/14), em Ouro Preto (Região Central do Estado). A comenda, concedida pelo Governo de Minas, homenageou 240 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do Brasil. Dinis Pinheiro agraciou aqueles que receberam a Medalha de Honra, uma das quatro designações da Medalha da Inconfidência.

Antes da solenidade de entrega da medalha, o presidente da ALMG participou do lançamento do livro “Liberdade, a essência de Minas”, editado pela Imprensa Oficial por meio de parceria com diversas entidades mineiras, entre elas a ALMG. Durante o lançamento, foi assinado, por Dinis Pinheiro e outras autoridades, um exemplar histórico do livro, que foi entregue ao governador Alberto Pinto Coelho para incorporação ao Arquivo Público de Minas Gerais.

Entre os homenageados deste ano, estão os deputados estaduais Gil Pereira (PP), Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Anselmo José Domingos (PTC). O senador Aécio Neves (PSDB-MG), orador do evento, recebeu o Grande Colar da Inconfidência das mãos do governador de Minas. Em sua fala, Aécio destacou a importância das Diretas Já, cujo aniversário de 30 anos é comemorado nesta mesma data. “Esse ano fazemos especial homenagem àqueles que escreveram páginas fundamentais da historia contemporânea. Saudamos todos que não se curvaram e encheram as ruas na luta pela democracia”.

Aécio defendeu mudanças estruturais no País entre elas a reforma política, a reforma tributária e um novo pacto federativo entre a União e os municípios. Ele ainda criticou o aumento da violência, a precarização do Sistema Único de Saúde (SUS), a má qualidade da educação pública, o aumento da inflação, dentre outros problemas. “O Brasil precisa recuperar seu lugar e importância no mundo”, reforçou.

A necessidade de um novo pacto federativo também foi assinalada pelo prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho. “Nos municípios vivem os cidadãos e lá devem ficar a maioria dos recursos. O futuro presidente do Brasil deve reformar verdadeiramente o Estado Brasileiro”.

O governador Alberto Pinto Coelho reafirmou a necessidade de reformas na distribuição de recursos entre União, estados e municípios. “Não posso deixar de pontuar o fato que no ano passado, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, chegamos ao absurdo de 96% das nossas cidades estarem impedidas de estabelecer convênios com o Governo Federal, e sobreviveram quase que unicamente dos parcos recursos do fundo de participação.”

O governador também relembrou o papel de Minas em momentos de luta pela democracia, especialmente durante a campanha pelas Diretas Já. “Marchamos ao lado dos brasileiros, que encheram as praças com o seu orgulho e os seus sonhos. Liderador por homens da dimensão de Ulysses, Teotônio, Montoro, Brizola, Lula e Tancredo Neves, caminhamos, lado a lado, por uma só causa: O Brasil e os brasileiros.”

A Medalha da Inconfidência - Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente no dia 21 de abril para celebrar o inconfidente Tiradentes. A medalha foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek, e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Todos os anos, durante o dia 21 de abril, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto.

Esta foi a 63ª solenidade de entrega da Medalha. Este ano, a homenagem coincide com os 30 anos do movimento Diretas Já e os 25 anos da Constituição de Minas Gerais. Por esse motivo, foi apresentado vídeo com momentos marcantes da luta pela redemocratização do Brasil.