A ALMG promove reunião conjunta de três comissões em Poços de Caldas - Arquivo/ALMG

Comissões da ALMG debatem criminalidade no Sul de Minas

Evento reúne em Poços Comissões de Saúde, Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas.

16/04/2014 - 17:49

Com a finalidade de debater o aumento dos índices de criminalidade em alguns municípios da região Sul de Minas, bem como a relação entre o consumo de drogas e a prática de crimes violentos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião conjunta de três comissões parlamentares na próxima quinta-feira (24/4/14). O evento será realizado na Câmara de Poços de Caldas, às 14 horas, com deputados das Comissões de Saúde, Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas.

A reunião foi convocada a requerimento do presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), que se baseou no Informativo dos Índices de Criminalidade Violenta em Minas Gerais, ano 2013, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O documento apresenta os dados de crimes violentos, crimes violentos contra o patrimônio e homicídios consumados, em 2013, em vários municípios de Minas Gerais, entre eles a capital, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e os 29 municípios do estado com mais de 100 mil habitantes.

Poços de Caldas foi escolhida para a reunião por ser a maior cidade da região, além de ser turística e próxima da divisa com o estado de São Paulo, tornando-se um dos principais alvos dos criminosos, conforme justifica o presidente da Comissão de Saúde.

O parlamentar argumenta que “esse é um tema preocupante por causa do evidente aumento da violência no Sul de Minas aliado ao consumo de drogas”. “Por isso, solicitei uma audiência pública conjunta entre a Saúde, a Segurança Pública, e a Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas”, afirmou, ressaltando que a saúde não pode estar à parte dessa discussão. “Precisamos ter políticas públicas adequadas para o tratamento dos usuários e para a prevenção. Só assim, chamando a sociedade para o debate, poderemos encontrar soluções para diminuir esses tristes índices no Estado”, argumenta Mosconi.

Convidados – Foram convidados para o evento o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço; o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Eduardo Benevides; o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado; o prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes; o comandante da 18ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais - Poços de Caldas, coronel PM Edilson Ivair Costa; o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais - Poços de Caldas, tenente-coronel PM Diovany Ribeiro da Silva; o delegado-chefe do 18º Departamento de Polícia Civil - Poços de Caldas, Bráulio Stivanin Júnior; e o comandante da 17ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais - Pouso Alegre, coronel PM Wagner Mutti Tavares.