Policiais militares foram homenageados por operação bem sucedida em Belo Horizonte

Policiais do 34° Batalhão da PM recebem homenagem

Militares participaram de operação que apreendeu cerca de 20 kg de maconha e 50 kg de pasta-base de cocaína.

15/04/2014 - 11:29

Policiais do 34° Batalhão da Polícia Militar foram homenageados nesta terça-feira (15/4/14) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pela participação em operação que culminou na descoberta de um laboratório de refino de drogas e na apreensão de cerca de 20 kg de maconha, 50 kg de pasta base de cocaína, além de armas e dinheiro.

“Precisamos disso para continuar motivados”, disse o cabo Douglas Almeida dos Santos, um dos policiais envolvidos na operação ocorrida em dezembro no bairro Serrano, em Belo Horizonte, referindo-se à homenagem recebida.

Em seus dez anos de carreira, ele disse que o reconhecimento o deixa feliz, especialmente porque a confiança que a sociedade tem no trabalho da polícia não é unânime. “O policial merece ser valorizado. Às vezes, a pessoa não reconhece que por trás da farda tem um cidadão de muitos deveres, mas também de muitos valores”, justificou o deputado Cabo Júlio (PMDB), autor do requerimento para a homenagem. O parlamentar agradeceu o trabalho desenvolvido pelos policiais referindo-se a eles como “heróis anônimos”.

Além do cabo Douglas Almeida dos Santos, receberam votos de congratulações o 1° sargento Hely Januário de Souza; o 3° sargento Emerson Eustáquio da Silva; o cabo Frederico José Torres; e os soldados Josué de Araújo Bento, Admilson Henriques de Moraes e Rafael Gentil de Oliveira. Embora não estivessem presentes na reunião, também receberam a homenagem o tenente-coronel Wanderley Wilson Amaro, comandante do 34º BPM; o 3° sargento Rodney de Oliveira Alves Viana; o cabo Delano Siqueira de Oliveira; e os soldados Fernando Souza Silva, Luiz Guarino Ferenzini Azalin, Fábio Antônio Silvei Discacciati e Phillipe Ramos Costa.

Na avaliação do deputado Sargento Rodrigues (PDT), mais uma vez os policiais militares mostraram um trabalho brilhante, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Ao mencionar a apreensão dos 50 kg de pasta-base de cocaína, o deputado criticou a ação do Governo Federal nas fronteiras, que, segundo ele, estaria deixando para os Estados uma responsabilidade que é sua. “O que o Governo Federal fez para apreender essa pasta-base lá na fronteira? Nada!”, criticou.

Os deputados João Leite (PSDB), Lafayette de Andrada (PSDB) e Duarte Bechir (PSD) também elogiaram a atuação dos policiais. Para o deputado Duarte Bechir, a missão do policial é muito espinhosa, mas a PM de Minas é uma das mais respeitadas do País.

Requerimentos – Foram aprovados dois requerimentos para realização de audiências públicas no interior, para debater a segurança pública em Uberaba (Triângulo Mineiro) e Corinto (Região Central do Estado). Os requerimentos são dos deputados Tony Carlos (PMDB) e Célio Moreira (PSDB), respectivamente.

Consulte o resultado da reunião.