Violência juvenil, saúde e religião em pauta no Panorama

Programa da TV Assembleia vai ao ar de terça a quinta, às 8h30, com reprises em horários alternativos.

14/04/2014 - 15:49

O perfil dos adolescentes infratores no Brasil, o adoecimento no ambiente de trabalho e o sentido da Semana Santa. Estes são os assuntos que serão tratadas nesta semana pelo programa Panorama, revista eletrônica que debate temas específicos em pauta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sempre com convidados em estúdio e reportagens especiais. O programa da TV Assembleia vai ao ar sempre de terça a quinta-feira, sempre às 8h30, mas com reprises em horários alternativos: às 19 horas e à 1 hora da manhã.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.

Nesta terça (15), o Panorama tenta definir quem são os adolescentes infratores. Sempre que um crime gera comoção e ganha destaque na imprensa, as pessoas logo se preocupam com a punição do responsável. E quando os suspeitos são adolescentes infratores, é polêmica na certa. O programa, portanto, busca refletir sobre quem são esses jovens, qual a história de vida deles, como é a família e o que os levou a cometer os chamados atos infracionais. A condição social pode influenciar para que um jovem “se desvie” dos padrões esperados pela sociedade? Os convidados são a juíza Valéria da Silva Rodrigues, da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, e a delegada Sandra Maria Abreu, da 1ª Delegacia Especializada de Apuração do Ato Infracional.

Na quarta (16), o Panorama analisa por que as doenças profissionais causam um número de mortes seis vezes maior do que os acidentes laborais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2,3 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, por adoecimento ou acidente relacionados à atividade profissional. Os convidados são a médica Letícia Lobato Garios, presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho, e o professor Anderson Sant'anna, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Liderança da Fundação Dom Cabral.

E na quinta (17), o Panorama busca refletir sobre o sentido da maior festa religiosa para judeus e cristãos. A Páscoa é lembrada e celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto os judeus comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, os cristãos lembram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Mas as pessoas ainda pensam nesse significado religioso nos dias de hoje? Ou a Semana Santa virou sinônimo de feriadão, viagens, bacalhau e ovos de Páscoa? Os convidados do Panorama são os teólogos Camilo de Lelis, professor do Departamento de Ciências da Religião da PUC-Minas, e Wander Moreira, professor do Centro Universitário UNA.