Na solenidade, foram reconduzidos nove secretários e oito pastas têm novos ocupantes

Deputados participam de posse do novo secretariado

Dos 17 secretários de Estado escolhidos pelo governador Alberto Pinto Coelho, oito são novos.

07/04/2014 - 18:03 - Atualizado em 08/04/2014 - 11:00

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e outros 23 deputados estaduais participaram, nesta segunda-feira (7/4/14), da solenidade de posse do novo secretariado de Estado, que aconteceu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O deputado Dinis Pinheiro elogiou a equipe formada pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP) e destacou a competência do ex-secretário-geral da Mesa da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado, novo titular da Secretaria de Estado de Saúde.

José Geraldo Prado foi secretário-geral da Mesa de 2007 a 2014. “Ele fez um trabalho exemplar na Assembleia de Minas, é uma pessoa séria, ética, ponderada e honrada. Isso demonstra a sensibilidade do governador Alberto Pinto Coelho, que escolheu um time extraordinário, capaz de dar sequência ao trabalho de Aécio Neves e Antonio Anastasia”, elogiou Dinis Pinheiro.

Outros dois servidores da ALMG integram o primeiro escalão do Governo do Estado. O controlador-geral do Estado, Júlio Esteves, já foi procurador-geral da Assembleia. E a secretária de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, servidora aposentada da ALMG, também já foi secretária-geral da Mesa.

O governador Alberto Pinto Coelho, que presidiu a ALMG entre 2007 e 2010, elogiou a competência e o espírito público dos escolhidos. Entre as prioridades de seus nove meses de mandato, ele citou saúde, educação e obras de mobilidade urbana. Ele anunciou para breve o lançamento do edital de licitação do Rodoanel Norte, na Capital, e disse que discutirá com prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte a implantação do transporte leve sobre trilhos até o Aeroporto de Confins.

Composição – Na solenidade, foram reconduzidos nove secretários e oito pastas têm novos ocupantes. Foram reempossados Danilo de Castro (Secretaria de Estado de Governo), Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e Relações Institucionais), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Leonardo Colombini (Fazenda), Rômulo Ferraz (Defesa Social), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Eliane Parreiras (Cultura), Nárcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Tiago Lacerda (Turismo e Esportes).

O novo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social é Eduardo Bernis, ex-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). O ex-procurador-geral do Estado Alceu Torres Marques é o novo titular do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O novo secretário de Desenvolvimento Econômico é Rogério Nery Silva, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).

Três secretários-adjuntos foram alçados ao comando de suas respectivas pastas. São eles: Alencar Santos Viana Filho (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), André Luiz Coelho Merlo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Fabrício Sampaio (Transportes e Obras Públicas). Na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas foi empossado Raimundo Benoni Franco, ex-ouvidor da Cemig.

Foram empossados, na mesma solenidade, oito dirigentes de órgãos e instituições do Estado. São eles Custódio Mattos (Secretaria Geral da Governadoria), Roney Luiz Torres da Silva (Advocacia Geral do Estado), Júlio César Esteves (Controladoria Geral do Estado), André Barrence (Escritório de Prioridades Estratégicas), Oliveira Santiago Maciel (Chefia da Polícia Civil), coronel Sílvio Antônio Melo (Corpo de Bombeiros), coronel Alex de Melo (Gabinete Militar) e o coronel Márcio Sant'Ana (Polícia Militar).