Alberto Pinto Coelho chega à ALMG para ser empossado como governador
Plenário da ALMG recebeu diversas autoridades para empossar governador
Depois de ser empossado na ALMG, Alberto Pinto Coelho seguiu para o Palácio da Liberdade, onde aconteceu a cerimônia de transmissão do cargo

Alberto Pinto Coelho defende revisão do pacto federativo

Ele fez seu primeiro discurso como governador do Estado logo após ser empossado na ALMG.

04/04/2014 - 12:56 - Atualizado em 04/04/2014 - 16:05

Em seu primeiro discurso como governador do Estado, Alberto Pinto Coelho defendeu a revisão do pacto federativo. Ele foi empossado chefe do Poder Executivo estadual em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (4/4/14). A Reunião Solene de Plenário foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

Alberto Pinto Coelho assume o cargo de governador com a vaga deixada por Antonio Anastasia, que renunciou ao mandato para participar da elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB).

Logo depois de ser empossado pelo presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho pregou a necessidade de melhor divisão de recursos públicos entre os entes federados. “Defendo uma federação diferente da que hoje existe no Brasil, em que se agrava uma insidiosa concentração de poderes e recursos. Esse é o pano de fundo para as mais graves mazelas do País, em especial em dois campos essenciais: a saúde e a segurança”, afirmou.

O novo governador disse também que estará atento às manifestações populares feitas pela internet. “Vejo com otimismo os novos mecanismos de mobilização social e politica, como as redes sociais, que desafiam as instituições a se renovarem. Estarei em sintonia com esse novo tempo. Nunca esperem deste governador decisões arbitrárias e submersas em obscurantismo”, prometeu.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa logo ao chegar à Assembleia, Alberto Pinto Coelho anunciou que dará sequência ao trabalho iniciado pelo hoje senador Aécio Neves e que teve continuidade na gestão de Antonio Anastasia. “Procurarei seguir os exemplos dos dois. O governo tem o mesmo norte, a mesma filosofia, os mesmos princípios, e pretendemos continuar com o legado deixado pelo governador Anastasia”, assegurou.

Trajetória - Alberto Pinto Coelho é graduado em Administração de Empresas e, ao longo de sua vida profissional, acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações. Ele exerceu quatro mandatos parlamentares e, em 2007, elegeu-se presidente da ALMG, reeleito para o mesmo cargo em 2009. No Parlamento mineiro, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, líder da bancada do PPB (hoje PP), líder do governo Itamar Franco, 1º-vice-presidente e líder do governo Aécio Neves. Assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas (2007-2009). Em outubro de 2010, foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia.

Presidente da ALMG destaca qualidades do novo governador

Depois do discurso de Alberto Pinto Coelho na solenidade, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, falou sobre a simplicidade do novo governador e da sua característica articuladora - capaz, segundo ele, de encontrar o ponto de convergência em meio às diferenças. Ele disse também que Minas Gerais é o berço de homens notórios que alcançaram o cenário político nacional, como Tiradentes, Teófilo Otoni e Tancredo Neves. Para ele, o novo governador entrará para essa lista de políticos importantes.

Em entrevista coletiva logo após a solenidade de posse, o presidente da ALMG classificou como “momento histórico” o fato de um ex-deputado estadual assumir o comando do Executivo mineiro. “É algo a ser valorizado, de significado extraordinário. É uma oportunidade para Minas. Aliás, esta é a história de nosso Estado: é um celeiro inesgotável de valores políticos que, cada dia mais, engradecem a vida pública”, afirmou.

Como foi a solenidade de posse

Ao chegar à Assembleia, Alberto Pinto Coelho passou pelos Dragões da Inconfidência e foi recepcionado por uma comitiva de parlamentares, que o conduziram ao Plenário. Depois de entrar no Plenário, ele atravessou a chamada cúpula de aço, formada por cadetes da Polícia Militar portando espadachins.

Obedecendo ao preceito constitucional, ele fez a entrega de sua declaração de bens. Em seguida, firmou o compromisso constitucional, assinou o termo de posse e foi, enfim, declarado empossado como governador de Minas Gerais. Ele deixou o Plenário sob a cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo sobre a trajetória política de Alberto Pinto Coelho. O Hino Nacional foi executado pelo Trio Amaranto.

Palácio da Liberdade foi palco da cerimônia de transmissão do cargo

Depois de ser empossado na ALMG, Alberto Pinto Coelho seguiu para o Palácio da Liberdade, onde aconteceu a cerimônia de transmissão do cargo de governador do Estado. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, também participou dessa solenidade.

Após chegar ao Palácio caminhando pela alameda da Praça da Liberdade, primeiro ladeado pelas bandeiras dos 853 municípios mineiros e depois pelos Dragões da Inconfidência, Alberto Pinto Coelho recebeu do seu antecessor, Antonio Anastasia, o Grande Colar da Inconfidência, símbolo do maior cargo do Executivo mineiro. O ato, realizado na sacada do Palácio, simbolizou a transmissão do cargo. Na programação estava prevista ainda, no final da tarde, uma missa em Ação de Graças na Capela do Palácio da Liberdade.

A transmissão do cargo foi acompanhada pelo governador de Goiás, Marcone Perillo – Estado onde Alberto Pinto Coelho nasceu –, pelo senador Aécio Neves e pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Destes, apenas o senador discursou, classificando Anastasia como um dos governadores de maior sucesso no cargo, segundo ele um exemplo de liderança e modelo de ética e eficiência a ser seguido.

Na sequência, Anastasia disse deixar o cargo com o sentimento de dever cumprido. Ele fez um balanço das principais realizações do seu governo, agradecendo o apoio de todos os mineiros e, em especial, aos servidores públicos. “Honrar Minas Gerais será sempre o meu primeiro dever”, finalizou, sob aplausos, ao som de “Está chegando a hora”, tocada pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.

Por fim, Alberto Pinto Coelho destacou que, como governador, vai se pautar pela simplicidade e humildade, características do povo mineiro, mesmo nos momentos mais difíceis de luta pela liberdade e democracia. Ele classificou a posse como governador como o “momento mais elevado da sua vida pública” e mais uma vez prometeu continuar o legado político-administrativo dos últimos 11 anos representado pelas gestões de Aécio e Anastasia.

No encerramento da cerimônia, um abraço entre Alberto Pinto Coelho e Antonio Anastasia marcou a despedida do ex-governador. Ao som de “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento, Anastasia não conteve as lágrimas ao deixar o Palácio da Liberdade.